Policlínica Maria Dirce é a 1ª do país a obter certificação de qualidade

28
foto: José Luiz/PMG

Depois de quase dois anos de investimentos no processo de gestão de qualidade, a Policlínica Maria Dirce será o primeiro serviço de pronto-atendimento do Brasil a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A solenidade de entrega do certificado, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, na sede da unidade, contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Carlos Derman, e de representantes da direção da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O processo de acreditação de instituições de saúde é voluntário e periódico. No caso da policlínica Maria Dirce, o método de introdução aos conceitos de gestão de qualidade teve início em 2008. No ano seguinte, a organização concluiu o diagnóstico institucional, após avaliação de 32 setores da unidade, dos quais 12 não estavam em conformidade com os padrões da ONA. Várias readequações foram feitas e o resultado foi a obtenção da Certificação Nível 1, que tem como foco a segurança dos pacientes no que diz respeito a fatores que englobam a qualidade da assistência.

Dentre as reformulações realizadas na policlínica que culminaram com a obtenção da certificação destacam-se: a adequação da dispensação de medicamentos e mudanças estruturais na farmácia da unidade; aperfeiçoamento da logística do laboratório de análises clínicas interno, para garantir maior segurança na coleta e processamento dos exames; bem como o investimento no Serviço de Atendimento ao Cliente, que foi transformado em Central de Relacionamento do Cliente, melhorando o canal de diálogo com o paciente.

Agora, além de apresentar críticas e sugestões pessoalmente ou por meio de carta, os usuários também contam com endereço eletrônico para se comunicarem com a gerência da unidade. O questionário que afere a satisfação do paciente com o atendimento recebido também foi reformulado, tornando mais eficaz a comunicação com o público. Todas essas adequações somadas aos investimentos contínuos na qualidade da assistência resultaram na validação da certificação da policlínica no programa de acreditação.

Um terço de todas as normas e programas de acreditação dos diversos países é fundamentado no Programa Canadense de Acreditação. A metodologia internacional estabelece estratégias contínuas de melhoria, define padrões de excelência e qualidade para a assistência e forma o entendimento de resultado da prática clínica como instrumento de integração da equipe multidisciplinar.

FONTEPrefeitura de Guarulhos