Escolas da Prefeitura realizam campanha preventiva contra sarampo

16
Foto: Márcio Lino/PMG

As secretarias de Educação e Saúde realizarão campanha preventiva contra o sarampo nas Escolas da Prefeitura a partir desta terça-feira (30). Enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde irão visitar todas as escolas do ensino municipal, para atualizar a carteirinha vacinal dos cerca de 89 mil estudantes da rede.

Após três anos sem nenhum registro confirmado da doença no Brasil, desde julho passado ocorreram 57 casos no país, sendo 47 na Paraíba, três no Pará e sete no Rio Grande do Sul.

A meta é vacinar até o próximo dia 10 de dezembro as crianças, bem como professores e funcionários com idade até 50 anos, que nunca se imunizaram contra a doença ou que estiverem com atraso nas doses do calendário vacinal. Para tanto, a rede municipal de ensino está enviando comunicado aos pais de alunos, para que mandem a carteirinha de vacinação de seus filhos, juntamente com a autorização para a administração da vacina.

As doses da chamada tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, devem ser tomadas por todas as crianças a partir dos 12 meses de idade e adultos até 50 anos. Para atualizar o esquema vacinal, a pessoa pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância, que pode ser acompanhada de complicações sérias, principalmente em crianças menores de 5 anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão. Apesar da disponibilidade da vacina segura e eficaz em todos os postos de saúde, o sarampo é uma das principais causas de morte entre crianças no mundo. Estima-se que 164 mil pessoas morreram em decorrência da doença em 2008, sendo a maioria menor de 5 anos.

Fonte: PMG