Recupere as unhas fracas

42
Imagem Divulgação

De uns tempos pra cá, as unhas ganharam papel de destaque no look. Justamente por isso não tem nada mais chato do que pintá-las e, no final do dia, perceber que uma delas lascou ou quebrou bem na raiz. E o pior é que tem gente que passa por isso com bastante frequência. Um dos principais motivos que podem estar por trás de tanta fraqueza é a deficiência de nutrientes, como minerais e vitaminas. “Outra possível causa é o uso constante da acetona, que deixa as unhas ressecadas e desidratadas”, avisa Mônica Felici, dermatologista da clínica Splendore, em Campinas.

Por isso, a médica recomenda passar um tempinho sem esmalte, evitando, assim, a acetona. Se não aguentar tal desafio, sem problemas. “Procure usar produtos de boa qualidade e tenha muito cuidado ao manipular as unhas para que não ocorra nenhum tipo de ferimento”, aconselha Francisco Le Voci, mestre em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Além disso, use óleo de amêndoas para hidratar a área e opte por bases com cálcio e vitamina E, nutrientes fundamentais para dar resistência às unhas.

Se mesmo assim elas continuarem frágeis como papel, não perca seu tempo  pintando-as de cores escuras semana após semana, uma das estratégias mais alardeadas nos salões para fortalecer as garras. “Isso é mito. O esmalte escuro só apresenta mais corante do que o claro. Ou seja, não conta com nenhum componente capaz de deixar as unhas fortes”, esclarece Mônica.

O ideal mesmo é marcar uma consulta com um dermatologista para investigar a causa de tanta fragilidade. Em alguns casos, pode haver a necessidade de reposição oral de nutrientes, como biotina, silício ou ferro. Se o problema não for tão sério, é provável que o tratamento tópico já dê conta do recado.

Via: MdeMulher