Prepare- se para o Carnaval!

37
Google Imagens

É no carnaval que as pessoas se soltam, brincam, dançam , pulam, sambam, mas esquecem que para manter o fôlego é preciso de alguns cuidados básicos e essenciais.

Nem todo mundo sabe que para aproveitar os dias de carnaval é preciso disposição e muita atenção com o organismo, que gira em um ritmo bem mais acelerado, quase num compasso de bateria de escola de samba.
Além da atenção especial com a alimentação e com a reposição de líquidos, o folião precisa deixar o corpo em sintonia com a carga de exercícios que vem por aí.

O esforço feito nesta época pode ser comparado com as atividades físicas de média e alta intensidade. Ou seja, quem não tem o hábito de frequentar uma academia, de suar em uma esteira ou de fazer Cooper no parque, deve se prevenir para não sofrer nenhuma lesão ou sentir aquelas dores incômodas.

O ideal para deixar o organismo pronto para a maratona de folias são as caminhadas frequentes e os alongamentos musculares.
Outra dica especial é para os protagonistas que suportam todo o peso da farra: os pés. O cuidado com eles deve começar bem antes de se pensar em colocá-los para sambar: deve-se evitar lixar ou raspar os pés nas semanas que antecedem o evento – pés muito alisados estão mais propensos a bolhas e machucados; cremes a base de cânfora e arnica e massagens de reflexologia também são uma boa pedida para quem quiser preparar ou descansar os pés.

Outro cuidado que merece atenção é a alimentação. A ingestão exagerada de alimentos pode prejudicar a diversão – gordura em excesso ou falta de alimentos saudáveis são algumas das razões que mais tiram os foliões da pista de dança.

Prepare-se para folia:

  • Inicie fazendo uma caminhada acelerada por 5 minutos.
  • Suba e desça escadas por 3 minutos, andando ou correndo (de acordo com o seu nível de condicionamento físico)
  • Flexão de braços num muro, banco ou cadeira. Mantenha o tronco próximo do banco e as pernas estendidas à frente, semi-flexionadas, com apoio nos calcanhares. Flexione os braços, mantendo os cotovelos fechados, paralelos ao corpo. Faça de 15 a 20 flexões seguidas no seu ritmo.
  • Subida e descida num degrau ou banco. Não dê trancos na articulação do joelho. Suba, mantendo a perna flexionada e desça com o mínimo impacto possível nas articulações. Suba e desça 10 vezes com cada perna.
  • Abdominal superior baixo, com os pés apoiados num banco, muro ou cadeira. Eleve o tronco contraindo a musculatura abdominal. Mantenha o queixo para cima, sem forçar a cabeça para trás. Inspire na descida e solte o ar na subida. Faça 30 repetições.

Não adianta querer pular o carnaval sem se preparar para esta maratona. Por isso, não interessa se você sabe dançar ou não, ou se a sua idade é ou não avançada.

O importante é se divertir, mantendo o corpo em forma e saudável.

Google Imagens

O seu corpo vai precisar queimar energia, pois estará em constante movimento. Portanto é hora de tirar proveito de uma alimentação balanceada, com nutrientes essenciais, como os que são encontrados em carboidratos (arroz, pães, batata e macarrão) sem abusar de óleo – frituras. Prefira verduras e frutas frescas para manter o pique.

Lembrem-se da hidratação. Antes de cair na folia, consuma de 150 a 200ml de água a cada 15 minutos peço menos.
O uso de bebidas deve ser criterioso. Para não ter problemas com a instalação de doenças infecciosas – resultado da depressão no sistema imunológico – é aconselhável que você intercale o álcool com água de coco, pois ela é de baixo teor calórico e é rica em nutrientes, além de ser um excelente “cura-ressaca”.

Falando em energéticos, muitas pessoas consomem para ter um pique a mais e melhorar a performance. Lembrando que bebidas que contém cafeína estimulam a perda de líquidos no organismo e aumentam os níveis de animação e disposição. Portanto não descuide da hidratação!

No carnaval também tem diversão para as crianças nas matinês, para que elas possam desfrutar da animação que merecem, as mamães devem se ater a alguns cuidados, como a escolha do local da matinê e das fantasias.

Escolha lugares amplos e arejados evite salões com escadas e janelas no segundo andar, se não tiver outra opção, repare se há proteção nas janelas, e anti derrapantes nos degraus das escadas, além do corrimão.

A escolha da fantasia deve ser confortável, evitando tecidos sintéticos, que não permitem a transpiração adequada do corpo e que causem alergias. Lantejoulas e brilhos devem ser evitados, pois podem machucar os olhos, ou ir à boca da criança, principalmente no caso de crianças menores de três anos. Prefira um calçado confortável como, sapatilhas e tênis.

Na alimentação os cuidados são os mesmos dos adultos e na hidratação não espere a criança pedir para beber, ofereça água e sucos sempre, na folia muitos se esquecem de que estão com sede.

E para segurança das crianças é importante não tirar os olhos deles. Toda criança deverá ter um crachá, amarrado ao pulso, como uma pulseirinha, contendo nome, telefone, endereço, e nome dos pais.

Em locais onde há rios, lagos ou piscinas, a atenção deve ser redobrada.

Use protetor solar, se estiver na praia, mesmo a sombra o uso do protetor é aconselhável tanto para crianças como para os adultos.

Bom carnaval a todos!

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em Estética KR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br