O verão está chegando, confira os cuidados na hora da depilação

40
Google Imagens

Depilar é um ato inevitável principalmente para as mulheres que gostam e sentem a necessidade de se cuidar.

Mas lembre-se: “Depilação é coisa séria, pois não se trata apenas de estética, mas também de saúde”.

Depilar é preciso, mas às vezes os pêlos são substituídos por manchas e/ou irritações na pele. Para evitar o problema, é necessário escolher o método certo de depilação e aplicá-lo corretamente.

São diversos os métodos depilatórios entre eles os mais comuns são:

  • Lâminas

Este é um método rápido, simples e indolor, é mais adotado por homens e  não requer auxílio profissional e o custo é barato. No entanto: os pêlos crescem rápido, a pele fica áspera ao tato, podem ocorrer irritações, coceiras e existe o risco de ferimentos.

  • Depilatórios elétricos

Existem os aparelhos elétricos tradicionais e os que prendem os pêlos através de um tipo de escova rotativa, arrancando-os. A aplicação é rápida e não necessita de auxílio profissional. Trata-se de um processo dolorido e não deve ser usado em áreas muito sensíveis.

  • Ceras Frias

Funcionam como um esparadrapo, fixando o pêlo a frio com uma aderência suficiente para permitir sua remoção. O processo é mais dolorido do que a cera quente, por isso recomenda-se seu uso apenas nas pernas. Nos dias atuais este tipo de depilação está sendo substituída pelo aparelho de cera quente roll-on.

  • Ceras Quentes

O calor funciona como anestésico e dilata os folículos pilosos, facilitando a extração dos pêlos pela raiz. As ceras aderem bem aos pêlos, mas não à pele. São aquecidas entre 38 e 42º C, e podem ser usadas em qualquer parte do corpo. Dura aproximadamente 20 a 25 dias.

  • Roll-on

É uma modalidade mais recente de aplicação de cera quente. O aparelho de roll-on aquece o refil de cera através da eletricidade, com temperatura de 37 a 38ºC. A cera é descartável e de aplicação rápida e uniforme, com temperatura controlada. Seu uso é aconselhado na depilação das pernas e em regiões de pêlos mais finos. O refil é de uso individual, não deve ser utilizado em outras clientes.

Para obter um bom resultado após a depilação e sentir sua pele bem cuidada, anote algumas dicas:

Google Imagens
  • Na semana em que você for depilar massageie delicadamente a pele usando um esfoliante corporal suave. Assim, você retira as células mortas, afinando a camada mais externa da pele e ajuda os pêlos a não encravarem.
  • É muito importante que a pele esteja totalmente limpa antes da extração dos pêlos. Livre de cremes, pomadas ou óleos.
  • Após a depilação o ideal é usar gel ou loções livres de óleo, que acalmam a irritação e tonificam a pele. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois do procedimento. Isso porque, os poros estão abertos e esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pêlos encravados e até provocar infecções.
  • Se logo após a depilação você tomar sol, aplique um filtro solar em gel com fator de proteção a partir de 15.

Siga esses cuidados com a sua pele e sinta o resultado!

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em Estética KR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br