Maquiagem velha é campo fértil para bactérias

47
Google Imagens

Não adianta saber passar o delineador sem borrar nenhum milímetro ou obter cílios de diva com o rímel: se você não ficar atenta a alguns cuidados básicos na hora de se maquiar, estará colocando sua a beleza e saúde em risco.

A data de validade do seu creme venceu faz tempo, mas tudo bem continuar usando-o, afinal, o cheiro permanece igual…

Você nem dá bola pra essa história de maquiagem vencida, mesmo porque elas ficam iguais depois que o prazo expirou, correto?

Um estudo realizado no Reino Unido, com aproximadamente 2.400 britânicas com mais de 16 anos de idade, quase dois terços disseram usar a mesma maquiagem para os olhos por mais de dois anos seguidos – uma em cada quatro chegava a usar cada produto por mais de quatro anos. Mulheres entre 30 e 40 anos foram as mais descuidadas: uma em cada cinco usava os mesmos produtos há mais de cinco anos.

Quais os riscos?

Os cosméticos contêm, em sua composição, corantes, conservantes, perfumes entre outros e essas substâncias têm prazo de validade para agir, sim: são elas que garantem a não instalação de bactérias e fungos em seu produto. Também são elas que garantem a consistência e a função final do cosmético, porém o contato constante do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos.

Cosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência.

“Mas eu nunca tenho alergia…” Na verdade, qualquer produto pode causar alergia, seja por irritação, ou por sensibilização, mesmo estando dentro do prazo de validade, isso varia de acordo com os tipos de pele (algumas são bem sensíveis).

Além da alergia, muitas mulheres são vítimas de maus hábitos, como usar produtos vencidos e deixar que eles entrem nos olhos. Nenhum ‘pretinho’ da maquiagem deve entrar no olho. Quando isso ocorre, pode alterar o pH da lágrima, que tem função de defesa. Em longo prazo, pode ocorrer uma mudança na flora da superfície ocular, o que nos deixa mais vulneráveis a infecções.

Já as usuárias de lente de contato tomem cuidado redobrado. Se algum produto entra na lágrima, pode ficar depositado na lente, que o retém e provoca uma liberação lenta das partículas que também altera a superfície ocular.

A dica, então, é observar se a maquiagem sofre mudanças na aparência, na cor, no cheiro ou na consistência. Se ela era viscosa e ficou mais aguada, se fica grudenta, empelotando ou muda a cor ou o cheiro é sinal de que precisa ser jogado fora.

O que acontece com a pele?

Reações leves, como coceira, ardor ou ressecamento, podem ocorrer em mais de 10% da população, a pele fica irritada e avermelhada, além disso, algo mais grave pode acontecer: como as infecções fúngica (quando causada por fungos) ou viral (causada por vírus). O problema pode se manifestar na forma de lesões, em geral, avermelhadas, que coçam e dependendo do agente, pode haver descamação ou presença de secreção.

Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido se torna ainda mais grave, prejudicando a infecção já existente. Quando o produto vencido é usado no cabelo, as chances de caspa aumentam porque eles não limpam mais. Seu cabelo perde o brilho e a maciez.

Medidas de segurança e saúde:

Mantenha os cosméticos bem fechados quando não estiver usando.

Evite emprestar seus produtos, principalmente batons e lápis. Eles servem como veículo de transmissão de vírus, bactérias ou fungos.

Se emprestar algum pincel, lave-o, antes de usar novamente.

Mantenha os cosméticos fora do sol e calor. A luz e a alta temperatura podem agredir os conservantes que ajudam a combater as bactérias. Por esse motivo, não vale deixar os cosméticos por muito tempo em um carro quente.

E lembre-se: no primeiro sinal de irritação, interrompa o uso do produto imediatamente e procure um dermatologista para orientação.

Recomenda-se ainda que a maquiagem seja de origem confiável. “Isso garante que a informação que está na embalagem é correta. Em maquiagens falsificadas, o que está nos rótulos não corresponde obrigatoriamente ao que está dentro”.

Cuide sempre de você e fique linda e saudável sempre.

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em EstéticaKR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br