Drenagem Linfática Manual não é coisa só de mulher

44
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Cada vez mais os homens utilizam a técnica em busca da saúde, bem estar e do corpo ideal.
Engana-se quem pensa que só as mulheres que estão em busca do corpo perfeito. Hoje em dia é igual o número de homens e mulheres que utilizam técnicas para melhor qualidade de vida bem estar e perda de peso.

A drenagem linfática manual é a técnica mais procurada por ambos os sexos em clínicas de estética.

O ideal seria que a massagem fizesse parte dos nossos rituais de cuidados diários e apesar de toda a tecnologia, a melhor continua sendo a manual. Existem massagens mecânicas através de aparelhos, mas só as mãos humanas têm a sensibilidade e percebem quando e onde colocar a pressão ideal de acordo com a indicação do tratamento.

É sempre muito bom receber uma massagem, seja quando você está com dor, ou quando precisa relaxar, ou ainda, para ficar mais bonito.

Essa é a missão da drenagem linfática, uma massagem relaxante específica e tranquilizante que, por meio de movimentos contínuos, delicados e rítmicos, estimula o sistema linfático, drenando a linfa, esta que é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos, ela é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor e por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. Assim estimulando o sistema linfático que é o sistema natural de eliminação das toxinas do organismo diminuindo a retenção de líquidos (inchaço), e que ajuda a melhorar a circulação sanguínea além de ativar a oxigenação celular e nutrição dos tecidos, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Atualmente a procura masculina por tratamentos estéticos está crescendo e grande parte são pais de família, jovens, adolescentes, todos preocupados com o corpo.

A drenagem linfática é contra-indicada para pessoas com câncer, pressão baixa, cardiopatia, asma, disfunção renal, infecções em geral, inflamações crônicas e febre.

Considerado um método de massagem altamente especializado, deve ser realizado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático. Ao contrário do que se imaginamos a Drenagem Linfática não causa dor. A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo, com duração de mais ou menos dois segundos cada movimento, que se repetem cinco a sete vezes consecutivas.

Conhecendo o fluxo dos vasos linfáticos, drena-se o líquido retido em direção aos gânglios (onde ele será purificado) por meio de uma massagem que consiste em leve compressão e bombeamento, começando nos pés e terminando na cabeça. Como há estimulação do funcionamento dos rins, todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente pelo organismo através da diurese (urina e suor), durante e após cada sessão.

Portanto devemos lembrar sempre que os cuidados pessoais são muito importantes e podem ser uma demonstração de que o indivíduo se ama e se preocupa com sua saúde como um todo, porém é preciso estar sempre atento aos reais motivos que levam as pessoas a se preocuparem com o corpo mantendo um equilíbrio saudável continuamente.

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em EstéticaKR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br