Cuidar dar unha questão de higiene e beleza

88
Imagem Divulgação

Cuidar das unhas é uma questão de higiene em primeiro lugar e assim continuadamente surge o quesito beleza. Atualmente a moda de decoração em unhas seja ela com esmaltação, adesivos, cores, tamanhos e brilhos estão tomando conta de nós mulheres e se tornou febre com imagens seguidas do Bordão “Unhas da semana” nas redes sociais.

Porém muitas mulheres se preocupam muito mais com a cor do esmalte que irão usar do que com a saúde das unhas e dê suas mãos, os esmaltes podem ser verdadeiros acessórios de moda, mas de nada adianta apostar nos tons mais quentes da estação se as unhas não estiverem em boas condições.

Mantê-las fortes e sem o risco de ficarem quebradiças fracas e/ou amareladas é uma tarefa difícil e muitas vezes demorada, mas é possível, usando os produtos certos e com alguns cuidados simples que no dia a dia devem fazer parte da sua rotina, manter as unhas sempre lindas fica mais fácil.

Não somente as unhas, mas as mãos como um todo devem ser cuidadas com a mesma atenção, inicialmente devemos hidratar a pele, pois este procedimento ajuda a manter a região toda mais saudável e visivelmente mais bonita, hidrate as unhas duas a três vezes ao dia. Use cremes específicos para as mãos, opte por produtos à base de uréia, óleo de semente de uva, lanolina ou silicone.

Esfoliar as mãos semanalmente também colabora com a retirada das células mortas, afinando a pele e facilitando a penetração dos ativos hidratantes. Falando especificamente das unhas, preste atenção nos sinais que ela dá. Se estiverem enfraquecidas e quebradiças demais, seu organismo pode estar com falta de vitamina A, proteína ou cálcio. Nesses casos, vale a pena ir a um dermatologista para investigar se é necessário fazer alguma modificação na sua alimentação ou se você precisa de algum tipo de medicação.

O que parece impossível porem necessário muitas vezes é que você dê um dia de descanso entre uma pintura e outra, assim as unhas podem respirar. O ideal também é não tirar a cutícula, pois é ela que protege a unha contra infecções causadas por bactérias e fungos. Porém retirar as cutículas com frequência é um hábito tão comum entre as brasileiras, mas existe a opção de usar um removedor de cutícula, que ajuda a eliminar somente o excesso de pele morta. E antes do esmalte, é necessário aplicar sempre uma camada de base, que serve de proteção. – Evite sempre e não caia na tentação de puxar as peles que se soltam dos dedos, pode causar infecção bacteriana e comprometer a saúde das suas unhas.
Prefira usar removedor de esmalte. A acetona é à base de álcool, o que resseca as unhas.

Se você é alérgica aos esmaltes, o mercado atualmente traz diversas opções de produtos hipoalérgicos, mas a dica é usá-lo uma semana sim e outra não, para não sobrecarregar suas unhas.

E lembre-se sempre não é questão de frescura e sim segurança, quando for ao salão de beleza fazer as unhas, o recomendável é levar os seus utensílios. Caso contrário, fique atento se o local esteriliza o alicate de forma correta, se descarta lixas e palitos após o uso e quais as condições das toalhas usadas, pois estas também devem ser esterilizadas sempre. Assim, você se previne de contaminações e evita doenças como a hepatite.

Outras dicas saudáveis são o uso de luvas nas tarefas domésticas. Se incomodar usa-las, lave bem as mãos com sabonete neutro após o trabalho, observe que dentro das luvas, geralmente há um pozinho que resseca as unhas. Por isso, depois de tirá-las, lave as mãos e hidrate-as.
Evite o habite de roer as unhas, de ficar descascando os esmaltes e jamais deixe acumular sujeira embaixo das unhas. Retire-a com um palito e lave bem as mãos.

Adote o habito de higienizar as mãos sempre que possível e mantenha uma alimentação balanceada que irá refletir em sua saúde e na beleza das suas unhas, cabelos e no seu corpo como um todo.

Fica a Dica por Drª Keni Rodrigues – Fisioterapeuta e Técnica em EstéticaKR Studioskeni.rodrigues@krstudios.com.br