Aprenda os segredos caseiros para dormir melhor

35
Google Imagens

Depois de um dia cheio de afazeres, muitas vezes na hora de dormir você está tão agitado que não consegue pegar no sono, não é mesmo? Você está exausto e seu corpo pede pelo descanso. Mas, mesmo assim, rola de um lado para o outro sem conseguir dormir: são os problemas martelando na sua cabeça, aquele relatório importante que precisa entregar, a reunião na escola do filho… Como conseguir dormir?

Pode parecer bobagem, mas aqueles conselhos da sua avó são valiosos quando o assunto é dormir tranquilamente. Lembra de quando você era pequeno e sua vovó dizia “beba um leitinho quente antes de dormir para ter uma noite deliciosa de sono, com os anjinhos”?

Pois então, ela estava certa! O que talvez nem ela mesma soubesse era o porquê de alguns alimentos terem essa fama (e na maioria das vezes a capacidade) de trazer o sono mais rápido.

Alimentos para você dormir como um bebê

Na verdade, esta “propriedade” varia muito de um alimento para o outro. Estudos demonstram que o leite, por exemplo, não é o responsável por auxiliar no sono, mas sim um aminoácido chamado triptofano presente em sua composição. Este aminoácido ajuda no relaxamento muscular e, assim, ajuda o corpo a se “desligar” da rotina e relaxar.

E o maracujá? Todo mundo já ouviu alguém dizer que tomar um copo de suco de maracujá dá um sono! Tem muita gente até que não o consome durante o dia, com medo de ficar “pescando” durante o trabalho.

E existem alguns calmantes à base de maracujá. Esta conhecida ação da fruta tem uma culpada: a maracujina, uma substância presente no maracujá que exerce este efeito sedativo e calmante. Alguns estudos feitos com animais mostraram que determinadas doses desta substância colocaram as cobaias em sono profundo!

Além disso, quando o sono não vem é muito fácil (e gostoso) apelar para o chazinho de camomila, erva-cidreira ou hortelã. Eles também têm substâncias de efeito sedativo reconhecidas empiricamente há anos.

Mas é bom ficar atento: muitos chás, como o chá preto e o mate, possuem substâncias (teína) estimulantes e até mesmo um pouco de cafeína. A ingestão destes chás pode, assim, causar o efeito contrário!

E para quem pensava que só os líquidos ajudam a enfrentar a falta de sono, é bom saber que o alface também está na lista dos “soníferos”, porém, com menor poder sedativo do que as outras substâncias citadas anteriormente.

E lembre-se: para ter um sono tranquilo, que é essencial para a recomposição de suas energias, você pode até usar um destes auxiliares, mas é imprescindível preparar um ambiente calmo, agradável, um bom colchão e um travesseiro macio. Tenha bons sonhos!

FONTE: JNJ Brasil