8 jeitos de usar jornal em casa

34
Imagem Divulgação

Acabe com o mofo dentro do carro, monte uma lixeira ecológica e acelere o amadurecimento das frutas. Saiba como reaproveitar o jornal de ontem

Pela manhã era novinho, repleto de notícias importantes e informações essenciais para seu dia a dia. Na manhã seguinte vira apenas jornal velho. Claro que o papel pode ser reciclado, virando jornal novo outra vez, mas que tal reaproveitá-lo em casa? E não só para limpar vidros e espelhos ou servir como banheiro para o cachorro. Jornal usado pode se tornar papel de parede, cestaria, absorvente de umidade e até de odores, descubra como:

1. Acelera o amadurecimento das frutas

Sabe por que, quando embrulhadas em jornal, elas amadurecem mais rápido? Porque as frutas produzem um gás chamado eteno, que acelera o amadurecimento. Ao embalar a fruta, o gás fica retido no jornal e o processo ocorre na metade do tempo.

2. Serve como lixeira ecológica

Em vez de usar plástico, que demora centenas de anos para se decompor, adote folhas de jornal dobradas em forma de copos de origami no cesto do banheiro. Veja o passo a passo (você faz em 20 segundos!) cedido pelo Instituto Akatu. Clique aqui e aprenda.

3. Faz as vezes de descanso de panela

Separe quatro folhas de jornal e corte cada uma em quatro tiras no sentido do comprimento. Enrole cada tira diagonalmente num palito de churrasco, formando canudos maiores que o palito. Retire os palitos e cole as pontas. Enrole cada tira em volta de um tubo plástico de filme fotográfico ou de outro objeto cilíndrico da mesma largura. Cole a ponta, retire o tubo e faça a mesma coisa com todas as tiras para transformá-las em argolas. Una-as com fita crepe, formando um losango. Passe uma demão de massa corrida, espere 24 horas e aplique a segunda demão. Deixe secar e use!

4. Acende o fogo da churrasqueira

Chegou a hora de assar a carne, mas ninguém lembrou de comprar álcool? Calma, você pode resolver o problema a jato. Faça argolas enroscando folhas de jornal e empilhe-as no chão da churrasqueira para facilitar a queima do carvão.

5. Decora baús e caixinhas de madeira

Produza canudinhos das tiras de jornal seguindo o mesmo passo a passo da nota número 3. Cole as tiras bem unidas na madeira e espere secar. Depois é só aparar as sobras com estilete e aplicar verniz incolor ou tinta para criar efeitos artísticos.

6. Fica lindo na parede

Nada de gastar uma fortuna com tinta – separe folhas de jornal com imagens ou matérias bacanas para decorar aquelas paredes dos cantinhos especiais da casa. E não é preciso ser especialista para conseguir um efeito profissional. Lave a parede e espere secar. Dilua cola branca na proporção de duas partes do produto para uma de água e passe com rolinho em pequenos trechos da parede, enquanto vai colando as folhas de jornal com cuidado para evitar bolhas. Faça o acabamento espalhando uma camada da mesma cola por cima para deixar o papel de parede impermeabilizado e brilhante, ou use verniz à base de água.

7. Vira papel de presente original

Se você for habilidosa para fazer embalagens, use a página de quadrinhos do jornal como papel de presente divertido para crianças. O acabamento caprichado fica por conta do verniz que você pode passar nas folhas, com a ajuda de um pincel. Deixe secar de duas a seis horas – teste pelo toque.

8. Ajuda a fazer adubo

Tem jardim em casa? Aproveite o espaço para produzir uma terra supernutritiva e orgânica: cave um buraco com mais ou menos 50 cm de diâmetro x 50 cm de profundidade e jogue lá dentro restos de frutas e de verduras, misturando com a terra que você cavou. Mantenha o buraco coberto com folhas de jornal para apressar o processo de decomposição, cobrindo-as com um plástico escuro. Regue a cada quatro ou cinco dias. Quando estiver cheio, deixe a mistura repousar revolvendo a terra a cada 15 dias e siga molhando de vez em quando. Em dois ou três meses a terra estará prontinha para alimentar suas plantas.