Zoonoses fará premiação de projetos alusivos à guarda de cães e gatos

47
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá a premiação, no próximo sábado, dia 9, dos melhores trabalhos apresentados por universitários do Programa Escola da Família, da rede estadual de ensino, para incentivar e disseminar a adoção e guarda responsável de cães e gatos pela população.

Na oportunidade serão divulgados detalhes dos 24 projetos desenvolvidos pelos universitários nas escolas e junto às comunidades, bem como a divulgação dos vencedores. O evento será no período das 9 às 15 horas, no auditório do prédio “C” da Universidade Guarulhos (UnG).

Os projetos desenvolvidos pelos universitários incluem visitas de sensibilização da comunidade sobre os cuidados para a garantia do bem-estar animal, distribuição de folhetos informativos, apresentação de peças de teatro, jogos interativos e até mesmo dicas de reaproveitamento de materiais recicláveis. A iniciativa já contemplou aproximadamente 24 mil pessoas com orientações sobre alimentação e abrigo adequados, vacinação, bem como a importância da castração, do lazer e passeios na vida dos pets.

Para elaborar os trabalhos os universitários tiveram de passar por oficinas desenvolvidas por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde. Nos dias 16 e 26 de outubro último, todas as propostas foram avaliadas por uma comissão organizadora na Diretoria Regional de Ensino (DRE-Norte), no Parque Cecap.

Até 2010 o conceito de guarda responsável do CCZ era trabalhado em sala de aula por professores das escolas municipais e estaduais, bem como na comunidade do entorno das unidades escolares. A partir de 2011, o trabalho passou a ser desenvolvido com universitários do Programa Escola da Família, cuja proposta é formar multiplicadores de projetos permanentes.

Neste ano foram visitadas escolas situadas nos bairros do Jardim Alamo, Jardim Carmela (2), Parque Bambi, Jardim Triunfo, Ponte Alta (2), Jardim Novo Portugal, Jardim Fortaleza, Jardim Paraíso, Parque Mikail, Cidade Soberana, Taboão (2), São Domingos, Jardim Lenise, Recreio São Jorge, Continental 1, Continental V, Vila Flórida, Jardim Bela Vista, Parque Primavera e Parque Santos Dumont (2).

Via: Prefeitura de Guarulhos