UBSs abrem neste sábado para vacinar meninas contra o HPV

33
ubs
Imagem Divulgação

Guarulhos dará início neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, à Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus, responsável pelo câncer de colo de útero). A vacina, que antes somente podia ser encontrada em clínicas particulares, agora estará à disposição das meninas entre 11 e 13 anos de idade, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abrirão neste sábado, das 8 às 17 horas, para realizar uma grande imunização contra a doença.

A estimativa da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 33 mil garotas. “Para se imunizar, a jovem deve apresentar documento de identidade ou similar com foto”, lembra Ermelinda Antonia Tomé, gerente da Vigilância Epidemiológica de Guarulhos. “A adolescente deve, preferencialmente, procurar a UBS mais próxima da escola onde estuda”, completa.

Desde 2006, a vacina quadrivalente contra o HPV foi considerada eficaz e segura pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, com mais de 30 mil doses já aplicadas, não houve nenhum evento adverso grave associado diretamente à vacina, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além de proteger em 70% a incidência do câncer de colo de útero, ela também previne as verrugas genitais causadas pelo papilomavírus. “Contudo, é importante continuar a prevenção da doença realizando o exame de Papanicolau na vida adulta, além do uso de preservativo quando iniciada a vida sexual”, explica a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Cristina Passeri.

Dia Internacional da Mulher

Oficialmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV terá início no próximo dia 10. Em Guarulhos, a data foi antecipada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que também será festejado com uma extensa programação nas UBS.

Totalmente gratuita, a programação do Mês da Mulher varia de acordo com cada unidade, incluindo a intensificação da oferta dos exames de prevenção do câncer de colo de útero e mama, até palestras para melhorar a autoestima, distribuição de brindes e dia da beleza com manicure e design de sobrancelhas. Para informações sobre as atividades, basta procurar a UBS mais próxima.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos