Tarifa de ônibus terá reajuste a partir desta quarta-feira (5)

21
Google Imagens

O Departamento de Transportes, órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito, informa que, a partir desta quarta-feira (5), a tarifa do serviço de transporte coletivo municipal passa a ser de R$ 2,90.

Entre os motivos que levaram ao reajuste está a obrigatoriedade da contratação de cobradores, que irão atuar em todos os ônibus e micro-ônibus, acabando com a dupla função. Anteriormente, apenas metade da frota circulava com cobrador. Outra razão é a aquisição de veículos novos. Além disso, conforme consta no Decreto 28.367/2010, a alteração no valor da passagem também está relacionada ao aumento dos custos dos insumos do sistema de transporte coletivo e ao índice inflacionário.

O Departamento de Transportes comunica que permanece o desconto de 50% sobre a passagem paga por estudantes e professores, de acordo com o Decreto 29.966/2009. Os créditos dos cartões Escolar, Vale-Transporte e Comum, adquiridos anteriormente à quarta-feira, serão válidos por 30 dias. Nesse caso, o validador eletrônico fará o desconto do valor da tarifa anterior.

O Departamento avisa ainda que o reajuste da passagem segue o estabelecido pela Lei 5.649/2001, com a publicação de planilha de custo no Diário Oficial. Cumpre destacar que a referida planilha foi analisada pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito, de acordo com o previsto na Lei 5.768/2001. Além disso, foram colados avisos dentro dos veículos que compõem o sistema de transporte coletivo informando sobre a mudança.

FONTE: PMG