Primeira Sipat em Guarulhos promove a prevenção de doenças e acidentes de trabalho

63
Imagem Divulgação

A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Secretaria de Administração e Modernização foi aberta nesta segunda-feira, dia 13, com palestras sobre a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), e sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), no auditório do Paço Municipal. A Sipat, que prossegue com palestras até sexta-feira (17), tem por objetivo promover a conscientização da importância de se prevenir os acidentes do trabalho bem como orientar sobre doenças no ambiente do trabalho.

Os temas “Saúde Mental Local” e “Ginástica Laboral” serão abordados em palestras nesta terça-feira (14), na Esap – Escola de Administração Pública Municipal de Guarulhos, às 9 e 14 horas, respectivamente.

“Esta é a primeira Sipat da Administração e deverá se tornar uma tradição pelo importante papel de conscientizar os servidores sobre a prevenção de acidentes. O índice de afastamento por acidentes de trabalho na secretaria é bem pequeno: dos cerca de 670 servidores apenas 9 estão afastados”, declarou o secretário de Administração e Modernização, Marco Arroyo.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Prefeitura e pelo Departamento de Modernização Administrativa foram salientados por Arroyo. “A Prefeitura tem o Sesmt que faz o acompanhamento e monitoramento da prevenção dos acidentes no trabalho, e o Departamento de Modernização, que pensa na forma de organizar o trabalho para a garantir as melhores condições no ambiente de trabalho,” afirmou o secretário.

Programação

Dia 14/9 – terça-feira

9 horas – Palestra sobre Saúde Mental Local

14 horas – Palestra sobre Ginástica Laboral

Local: Esap (sala 6)

Dia 15/9 – quarta-feira

9 horas – Palestra sobre Qualidade de Vida e Ginástica Laboral

14 horas – Palestra sobre Educação Previdenciária

Local: Adamastor Centro (auditório 3)

Dia 16/9 – quinta-feira

9 horas – Palestra sobre Sustentabilidade

14 horas – Palestra sobre Direção Defensiva

15h30min – Palestra sobre Primeiros-Socorros

Local: Esap (sala 6)

17/9 – sexta-feira

9 horas – Encerramento – Palestra sobre Alcoolismo, Tabagismo e Dependência Química Local e Apresentação da banda da GCM

Local: Adamastor Centro (Sala de Artes)

FONTE: PMG