Prefeitura apresenta projetos para novos Pontos de Cultura

23
Google Imagens

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou no dia 8 de outubro, no Diário Oficial do Município, a lista de projetos selecionados para Pontos de Cultura, na etapa final do Programa Mais CulturaCultura Viva. O programa no âmbito municipal é uma parceria entre Prefeitura e Ministério da Cultura (MinC), que tem como objetivo apoiar, a partir de repasse de recursos financeiros, projetos de instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos.

O programa recebeu a inscrição de 44 projetos para Pontos de Cultura e quatro para Pontão, os quais foram submetidos a rigorosa seleção, a partir de três etapas de trabalhos: análise documental, análise técnica e análise de mérito. Na primeira etapa,  nenhum projeto para Pontão foi selecionado e apenas 15 projetos para Pontos de Cultura passaram para a próxima etapa.

Durante a análise técnica apenas nove dos 15 selecionados na etapa anterior passaram para a análise de mérito e, destes, apenas oito foram selecionados para integrar a Nova Rede Guarulhos de Pontos de Cultura. As entidades selecionadas receberão incentivos de R$ 180 mil cada uma, durante três anos, em três parcelas de R$ 60 mil.

Vale lembrar que as comissões de avaliação foram compostas por representantes do MinC, da Secretaria de Cultura e Membros Representantes da Comunidade de Produtores Culturais do FunCultura, sendo que as duas últimas etapas contaram com a participação efetiva de especialistas do MinC.

Como a meta é selecionar 30 entidades sediadas no município para comporem a Nova Rede de Pontos de Cultura, a Prefeitura informa que abrirá novo edital tão logo seja autorizado pelo MinC para a seleção de 22 novas entidades. Com isso, as instituições que foram inabilitadas e as que não tiveram chance de apresentar seus projetos terão nova oportunidade.

Confira abaixo as entidades selecionadas e na sequencia os projetos:

  • Associação Movimento de Ação e Inclusão Social: Musicarte
  • Associação Art’s Sem Limit’s: Inclusão e Arte – Criando Oportunidade e Geração de Renda aos Portadores de Necessidades Especiais
  • Espaço Cultura: Arte e Cidadania – Oficinas Culturais do Espaço Cultura – Arte e Cidadania
  • Projeto Meninos e Meninas de Rua Associação Comunitária do Jardim Vermelhão: Contos e Lendas
  • Associação dos Moradores Desapropriados da Zona Aeroportuária de Guarulhos: Gingando para Cidadania
  • Associação Ação Vida – Arte: Vida em Movimento e Ação
  • Cultura / PAP: Promovendo Arte, Cultura e Cidadania com a Periferia

FONTE: PMG