Parque Tecnológico Guarulhos conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia

31
Foto: Aparício Reis - Diário de Guarulhos

Com o movimento para a criação do Parque Tecnológico Guarulhos liderado pela AGENDE e Prefeitura Municipal, apoiadas pelas principais entidades, instituições de ensino e empresários da Cidade, agora Guarulhos conta também com o apoio do Ministro Aloizio Mercadante para a implementação do Parque que ocorreu em palestra com o tema o “Ministério da Ciência e Tecnologia e suas relações com as cidades”. Na ocasião, o Presidente da AGENDE, Daniele Pestelli, entregou um estudo ao Ministro, sobre a implantação do Parque Tecnológico. O evento aconteceu ontem (28/04) no Adamastor.

Mercadante apontou as vantagens de Guarulhos para a construção do Parque por possuir o maior aeroporto da América do Sul, onde entram 60% dos insumos para pesquisa tecnológica do País; é cortada por importantes Rodovias Nacionais e Estaduais (Fernão Dias, Presidente Dutra, Ayrton Senna); possui um forte parque industrial no polo de Cumbica e a proximidade com São Paulo, maior mercado consumidor do País.

Assim, conclui que “é evidente que Guarulhos tem condições de ter um excelente Parque Tecnológico” e destacou o empreendimento como estratégico para “impulsionar a economia da Cidade e até mesmo Nacional” e que as “áreas do Parque Tecnológico em Guarulhos serão muito disputadas entre as empresas”.

“Entraram no Brasil, em 12 meses, 50 bilhões de dólares de investimentos. Quem tiver competência para dispor de bons projetos poderá sair na frente para atraí-los. O desafio que está posto é aprimorar a indústria e dar ênfase à inovação. É preciso olhar para a inovação se quisermos ser, de fato, competitivos na economia internacional”, disse Mercadante.

O Ministro acredita que o Parque Tecnológico Guarulhos transformará o cenário da Cidade com mais empregos e mão de obra qualificada e movimentação econômica. Mas “não basta por no papel, o projeto tem que se tornar real. Será necessário muito trabalho e parceria” e finalizou dizendo: “o ambiente que integra o poder municipal, universidades, centro de pesquisa e empresários é o novo ambiente da inovação, da economia do futuro, da sociedade do conhecimento e que Guarulhos está de parabéns por promover esta transição da economia contemporânea para a economia do futuro [do Conhecimento] em que o Parque Tecnológico será a Ponte principal desta grande transição”.

Fonte: AGENDE Guarulhos