Nova unidade de saúde passa a oferecer testes para detecção do HIV

33
Saúde
Imagem Divulgação

Mesmo antes de ser inaugurado oficialmente, o primeiro Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids (CTA) da cidade  já está atendendo a população, das 7 às 19 horas, na avenida Emílio Ribas,  nº 1.960, 1º andar, no Jardim Tranquilidade. No local, as pessoas podem obter orientações sobre o tema, materiais informativos, preservativos, além de realizar o teste rápido para detecção do HIV, cujo resultado fica pronto em 30 minutos.

Concebido para priorizar as ações de prevenção entre a população que se enquadra em um contexto de maior vulnerabilidade para as DST-Aids, como profissionais do sexo e homossexuais, o CTA tem por objetivo aumentar o diagnóstico precoce do HIV, promover ações preventivas dentro e fora da unidade e, principalmente, agilizar a entrega dos resultados dos exames para a detecção do vírus, com a oferta do teste rápido.

Saúde
Imagem Divulgação

Para as pessoas que vivem com o vírus HIV e com a Aids, a nova unidade de saúde também disponibiliza uma miniacademia para a prevenção da lipodistrofia (má distribuição da gordura no organismo, causada pelos antirretrovirais ou “coquetéis”, como são conhecidos), bem como para estimular o ganho de massa muscular e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O CTA ainda possui uma sala para exibição de filmes, com capacidade para 30 pessoas e um Centro de Convivência, onde serão desenvolvidas oficinas interativas sobre as mais diversas temáticas, como, por exemplo, sexualidade, adesão ao tratamento, viver com Aids, entre outras. No espaço, a população também encontra uma biblioteca com materiais educativos e vídeos, que podem ser requisitados, a título de empréstimo, por unidades de saúde, escolas e empresas interessadas em desenvolver ações de prevenção.

Por enquanto, a nova unidade conta com três enfermeiros, uma psicóloga e um educador físico. Até a inauguração oficial do Centro de Testagem e Aconselhamento, que deve acontecer ainda este ano, o quadro de profissionais será ampliado, assim como os serviços oferecidos. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids e gerente do CTA, Simone Miranda, a abertura da unidade antes mesmo da inauguração “é mais uma iniciativa para ampliar e intensificar as ações de prevenção no município”.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos