Guarulhos importante polo de atração de investimentos

24
Google Imagens

A recente chegada de nove empresas nos últimos seis meses mostra que Guarulhos permanece como um importante polo de atração de investimentos. Grupo Wal-Mart (rede varejista), Vasitex (embalagens), Sat Log e IBL (centro de logística de eletroeletrônicos) são algumas das companhias recém-instaladas no município e que, juntas, respondem por cerca de 1.000 empregos diretos.

No setor logístico, por exemplo, levantamento do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) aponta que há 1,3 mil empresas de transporte de cargas na cidade. Esse mercado movimenta R$ 450 milhões por ano e gera 70 mil empregos.

Guarulhos, que integra a maior região metropolitana do Hemisfério Sul e tem mais de 1,3 milhão de habitantes, faz parte do seleto grupo dos dez maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) municipais do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade conta ainda com o maior aeroporto internacional da América do Sul (Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro) e localização privilegiada: está distante 17 quilômetros da capital paulista e é cortado pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna.

O que vem por aí:

Face a esse cenário, Guarulhos se prepara para receber obras que permitirão uma maior mobilidade com os grandes centros urbanos, como o Trem de Alta Velocidade (TAV), que passará pelo município e ligará o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao Rio de Janeiro. Estão previstos ainda os projetos do Expresso Aeroporto (linha férrea que interligará São Paulo ao Aeroporto de Cumbica) e do Trem de Guarulhos (ligação entre São Paulo e o bairro do Cecap).

Para incentivar o turismo de negócios, foi firmado recentemente convênio com o Ministério do Turismo. Por meio dessa iniciativa, a cidade poderá receber recursos para realizar estudo de viabilidade socioeconômica e técnica destinado à construção de um Centro de Convenções e Eventos. O levantamento possibilitará ter a noção exata do impacto desse empreendimento, além de apontar a área mais indicada para esse tipo de investimento.

“Somado à vocação logística e à presença do aeroporto internacional, Guarulhos, que é a segunda maior economia do Estado de São Paulo, detém grau de investimento, conferido por agência especializada em risco de crédito. Pela classificação obtida, a cidade reúne condições ideais para receber investimentos, por ter capacidade de honrar compromissos financeiros”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos de Almeida. Segundo ele, ao aliar as condições socioeconômicas às ações em andamento, será possível gerar novas oportunidades de negócios, tendo em vista, inclusive, a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no país.

FONTE: Prefeitura de Gaurulhos