Guarulhos ganha três novas praças

30

A cidade de Guarulhos foi uma das selecionadas para receber  Praças de Cultura pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Imagem Divulgação

O município será contemplado com três unidades de 7 mil metros quadrados cada uma. As praças serão implantadas na avenida da Estação (Vila Any), estrada do Elenco (Taboão) e praça da Amizade (Vila Carmela). Os locais foram escolhidos pela Prefeitura.

Levar cultura, entretenimento e lazer às populações de baixa renda é uma das prioridades das Praças de Cultura. O objetivo do PAC com estas praças é promover um processo de desenvolvimento local mais abrangente e qualificado e que compreenda a cultura como vetor essencial à melhoria do ambiente social – enfrentamento da violência e da pobreza, formação cidadã e geração de trabalho e renda.

Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do PAC, que prevê a implantação de Praças de Cultura. De 2011 a 2014, estão previstas a construção de 800 Praças. Numa primeira fase foram selecionadas 400 propostas. Investimento total de R$ 1,6 bilhão. São três modelos previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 metros quadrados, 3 mil metros quadrados e 7 mil metros quadrados.

O modelo aplicado em Guarulhos prevê a construção de uma edificação multiuso com cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas de multiuso, centro de referência de assistência social (CRAS) e vestiários. O projeto contempla também construção de quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

O investimento previsto é de R$ 9,9 milhões. A verba para construção virá do Orçamento Geral da União (OGU), cabendo ao município a disponibilização de terreno adequado e a responsabilidade pela gestão, manutenção e funcionamento dos locais.

FONTE: PMG