Guarulhos ganha prêmio de “Qualidade no Boletim Epidemiológico da Tuberculose”

14
Foto: Silvio Siqueira / PMG

Ao lado de Campinas e Diadema, Guarulhos recebeu da Secretaria Estadual de Saúde o prêmio de “Qualidade no Boletim Epidemiológico da Tuberculose”. A solenidade de entrega do certificado para os melhores informativos do Estado aconteceu no último dia 24, Dia Mundial de Luta contra a Doença, em solenidade realizada no Centro de Convenções Rebouças (Capital).

Noemi Tomoko Matida Matsuda de Lima, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, recebeu o prêmio por Guarulhos. Segunda ela, o Boletim tem por objetivo disseminar informações atualizadas sobre a situação da doença no município. “Nossa intenção é subsidiar as ações na rede básica de saúde, para a contínua melhoria da assistência aos pacientes, e consequentemente, para o controle da doença”.

Realizado durante o ano inteiro por todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o trabalho de busca ativa da doença, que consiste na identificação de pessoas com tosse há mais de três semanas, foi intensificado durante o mês de março, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Além de contemplar a comunidade e a população carcerária, a ação investigativa também foi estendida para as unidades escolares e empresas do município.

Causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pela respiração, de uma pessoa para outra. A cura é obtida desde que a medicação seja tomada corretamente e sem interrupções durante seis meses. Oferecidos por todas as unidades de saúde da rede, o diagnóstico e o tratamento são totalmente gratuitos.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos