Corredor ligará Grande ABC até Guarulhos

36
Imagem Divulgação

Até 2014, o Grande ABC terá ligação com a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, por meio de corredor de ônibus. A faixa exclusiva terá início no Terminal São Mateus, ponto final do Corredor ABD de trólebus.

A via passará a cerca de um quilômetro do futuro estádio Itaquerão, na Zona Leste da Capital, e facilitará a chegada ao Aeroporto de Cumbica.

O projeto, batizado de Corredor Perimetral Leste Jacu-Pêssego, será dividido em duas etapas. A primeira vai de São Mateus até a Rodovia Ayrton Senna. O trajeto terá 19,6 quilômetros e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2014.

A segunda fase vai da rodovia até o Terminal Cecap, em Guarulhos, que será inaugurado neste mês. O segmento terá 5,2 quilômetros e ainda não tem data definida para ser entregue.
O presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, explica que o trecho até o Terminal Cecap irá demorar mais por conta das desapropriações que terão de ser feitas.

No trecho que passará pelas avenidas Ragueb Chohfi e Jacu-Pêssego, o corredor terá características de BRT (Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido, na tradução). Com isso, serão colocados pontos de ultrapassagens nos locais de parada, com o objetivo de agilizar a viagem.

Lopes acrescenta que, ao longo dos quase 20 quilômetros, serão colocadas cerca de 15 pequenas estações de embarque, com distância entre 600 e 900 metros cada. Será feito estudo para que a cobrança dos bilhetes seja feita no solo. “Tudo que pudermos fazer antes de o ônibus chegar diminui o tempo de embarque”, informa.
A estimativa é de que o corredor atenda cerca de 200 mil passageiros por dia útil.“Teremos frequência de aproximadamente 100 veículos por hora durante o período de pico e algo em torno de 1.200 viagens diárias.”

Apesar da integração física no Terminal São Mateus, ainda não está definido se a viagem do Grande ABC a Guarulhos será feita com o pagamento de apenas um tíquete. Isso vai depender de convênios entre a EMTU, o Metrô e a SPTrans, empresa que gerencia as linhas municipais da Capital.

O local passará por reforma para receber o monotrilho que dará continuidade à Linha 2-Verde, que hoje liga a Vila Prudente à Vila Madalena.

Atualmente está sendo elaborado o projeto básico e o cronograma prevê a publicação do edital de licitação em outubro. Ainda não há previsão de gastos, pois ainda não foi fechado o número total de imóveis a serem desapropriados.

Trajeto deve demorar entre 40 minutos e uma hora

O trajeto entre o Terminal São Mateus e Guarulhos deverá demorar entre 40 minutos e uma hora com o Corredor Perimetral Leste Jacu-Pêssego. O cálculo foi feito com base no tempo médio gasto para viagens da mesma distância no Corredor ABD, que liga São Mateus aos bairros Jabaquara e Brooklin, na Capital, passando por Santo André, São Bernardo e Diadema.

Em abril, o Diário publicou reportagem relatando as dificuldades de quem sai do Grande ABC rumo ao Aeroporto de Cumbica utilizando o transporte público. A equipe de reportagem levou quase três horas para chegar ao terminal aéreo por meio do serviço Airport Bus Service cujo embarque é feito na estação Tatuapé do Metrô. De carro, a viagem entre Santo André e Guarulhos dura em média uma hora e dez minutos.

Via: Diário Do Grande ABC