Atílio Pereira assume a Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos

67
Atílio Pereira assume a Secretaria de Transportes e Trânsito

Em concorrida cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (9), no Paço Municipal, o prefeito Sebastião Almeida deu posse ao novo secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira. Ele assume o cargo no lugar de José Evaldo Gonçalo, que irá trabalhar em Brasília no gabinete da senadora Marta Suplicy.

“Quero construir a melhor operação do Brasil em trânsito e transportes. Para tanto, vamos trabalhar nisso incessantemente”, disse Atílio Pereira. Segundo ele, a intenção da pasta será a de promover, também, ações que visem a uma mobilidade mais segura da população pela cidade. Isso inclui, entre outros pontos, a adaptação e reforma de calçadas e a colocação de rampas nas vias públicas.

De acordo com o secretário, está prevista ainda a realização de um trabalho específico envolvendo o setor de cargas, de modo a criar melhores alternativas para a circulação de caminhões. Entre outros objetivos, ele dará sequência à reestruturação do sistema de transporte público e à implementação do Bilhete Único de Guarulhos.

Casado e com quatro filhos, Atílio Pereira participou da implantação do Bilhete Único no município de São Paulo. Na ocasião, entre 2002 e 2004, foi diretor de operações da São Paulo Transporte (SPTrans), autarquia responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo na capital paulista.

Além disso, foi também diretor, entre 2005 e 2010, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito e do sistema de transporte de Campinas. Nesse período, entre outras tarefas, auxiliou na implantação do Bilhete Único na cidade e cuidou da modernização do sistema semafórico.

BRASÍLIA – A solenidade de posse também serviu para marcar a despedida de José Evaldo Gonçalo à frente da Secretaria de Transportes e Trânsito. Em um breve balanço de sua gestão, ele destacou as ações envolvendo o Bilhete Único de Guarulhos, a formação de uma diretoria administrativo-financeira, a mudança da sede da pasta, melhorias na sinalização viária, instalação de novos semáforos e iniciativas voltadas à mobilidade urbana.

“Não havia, anteriormente, uma lógica de planejamento viário. Nesse período, conseguimos dispor de projetos de intervenção urbana para toda a cidade”, comentou José Evaldo Gonçalo, que fez questão de agradecer o apoio recebido de parlamentares, associações, entidades do setor e da iniciativa privada.

O prefeito Sebastião Almeida elogiou a grande contribuição dada por José Evaldo Gonçalo ao município, com ênfase ao processo de reestruturação do sistema de transporte e à implantação do Bilhete Único. “Governar é ter ousadia. Tivemos coragem e decisão política para dar início a essa empreitada. Não há outro jeito de as grandes cidades resolverem a questão do fluxo do trânsito a não ser que se invista no transporte público”, disse.

Sebastião Almeida falou ainda que, com as mudanças feitas, a Prefeitura passa a ter melhor domínio sobre a gestão do sistema de transporte coletivo. “A maior vantagem é que a partir de agora quem decide é o prefeito, o que não acontecia antes. Nesse sentido, estamos fazendo uma verdadeira revolução na cidade, mudando muitas coisas até chegar ao modelo ideal. Estou convicto de que este projeto é o melhor para a cidade, que será exemplo no Estado de São Paulo”, afirma.

FONTE: PMG