UNG faz exames gratuitos para a campanha de “Prevenção ao Câncer”

65
Google Imagens

O curso de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UnG) iniciará em 04 de abril os atendimentos da V Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, os dois tipos que mais acometem mulheres no mundo.

A iniciativa acontecerá até 31 de maio. Nesse período, serão oferecidos atendimentos e orientações gratuitas para prevenção das doenças. A realização do exame de papanicolaou estará entre as ações. “Nossa proposta é educar e estimular a população feminina a procurar atendimento para prevenir ou detectar precocemente o câncer”, aponta a coordenadora da Campanha, profa. Stael Nobile Diniz.

As mulheres interessadas no serviço já podem fazer o agendamento pelo telefone (11) 2464-1188. O atendimento acontecerá nos períodos da manhã (7h30 às 11h30) e noite (19h às 22h). Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço.

Câncer do Colo do Útero
É causado pelo aumento de células alteradas no colo do útero em virtude de algum vírus (alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV). Geralmente, a mulher não sente dor no inicio da doença. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo de câncer foi o segundo em número de casos novos no ano de 2010 em mulheres no Estado de São Paulo.

A detecção da doença em fase precoce aumenta as chances de cura e sobrevivência da paciente. Segundo o INCA, o exame de Papanicolaou pode prevenir essa doença em 100% dos casos e reduzir em até 80% a mortalidade em mulheres na faixa etária entre 25 a 59 anos.

Durante a Campanha, a UnG realizará gratuitamente esse exame. É imprescindível seguir as seguintes recomendações para:

  • não ter relação sexual 48 horas antes;
  • não fazer lavagem vaginal 24 horas antes;
  • não usar cremes vaginais 2 dias antes;
  • não deve estar menstruada (aguardar o 5.º dia após o término da menstruação).

Câncer de Mama
Segundo dados do INCA, esse tipo de câncer representa no mundo uma das principais causas de morte entre as mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No Brasil, é o que mais causa mortes nas mulheres entre todos os tipos de câncer.

O exame clínico das mamas é um dos principais meios para prevenir e detectar a doença. A incidência de detecção por esse procedimento varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos; e de 71% a 84% nas que estão entre 40 e 49 anos.

Serviço

  • Data: De 04/04  à 31/05/ 2011
  • Local: Clínica de Enfermagem – Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos

Fonte: UNG