Guarulhos quer desenvolver turismo sustentável na região

29
foto: Sidnei Barros/PMG

O município de Guarulhos, que tem forte presença no turismo de negócios, presidirá ao longo de 2010, por meio do Departamento de Turismo, o recém-criado Fórum das Regiões Turísticas do Alto Tietê e Cantareira. “Vamos propor ações que visem ao desenvolvimento sustentável do turismo na região. Entre outros pontos, iremos estimular a criação de conselhos municipais nas cidades, além de buscar fortalecer os já existentes”, afirma o diretor do Departamento de Turismo, Adam Kubo.

O Fórum, que foi formado em março passado, reúne 16 cidades: Arujá, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A entidade funcionará como um órgão colegiado, com atribuições consultivas e propositivas. A finalidade é integrar e formular ações voltadas ao desenvolvimento do turismo sustentável local. “Outra missão nossa será incentivar a integração entre os diversos agentes envolvidos no processo de regionalização do turismo.

Daí que adotaremos estratégias ambientais, econômicas, culturais e sociais que assegurem o crescimento socioeconômico das cidades como um todo”, informa Adam Kubo. O mandato de Guarulhos à frente do Fórum das Regiões Turísticas do Alto Tietê e Cantareira terá duração de um ano. O diretor do Departamento de Turismo conta ainda que pretende auxiliar na melhoria da qualidade dos produtos turísticos de cada um dos municípios. “Para tanto, iremos criar grupos de trabalho, que se dedicarão a atividades específicas, além de dialogarmos com órgãos públicos e a iniciativa privada para colaborarmos nas definições das políticas de turismo”, afirma.

 

FONTE: Prefeitura de Guarulhos