Plante Ação e alunos da ESPA plantam árvores em ilha de calor da cidade

81
Foto: Silvio J Siqueira/ PMG

A Secretaria de Meio Ambiente está ampliando o trabalho de arborização em Guarulhos. No último sábado (27), 50 mudas de árvores nativas foram plantadas no Ecopark – parque ecológico do Rotary Club localizado em uma área de 15 mil metros quadrados na região central. A iniciativa faz parte do Plante Ação, projeto de sustentabilidade desenvolvido em parceria com os alunos da Faculdade ESPA (Escola Superior Paulista de Administração).

O plantio aconteceu em um local onde foi identificada uma ilha de calor. Trata-se de área urbanizada com poucas árvores, cuja temperatura registrada por imagens de satélite excede a média termal da cidade, sofrendo, portanto, os efeitos e os impactos do aquecimento global. A elevação da temperatura deve-se ao avanço da urbanização, ao assoreamento dos rios, e ao aumento do número de indústrias.

A arborização faz parte de uma política pública municipal aplicada por intermédio do programa Ilhas Verdes, que visa equilibrar as condições climáticas da cidade através do plantio de árvores nos locais com maior incidência de calor. Além de diminuírem a temperatura, as árvores têm a capacidade de aumentar a umidade do ar, equilibrar a temperatura e facilitar a permeabilização das águas da chuva.

Fonte: PMG