Oficinas de Artesanato e Ginástica têm vagas abertas no Pimentas

72
Foto: José Luiz/PMG

Quem quiser se exercitar e ganhar um dinheiro extra não pode perder a oportunidade de participar das oficinas de ginástica e de artesanato no parque Chico Mendes. Os produtos feitos pelos alunos são vendidos nas feiras e exposições dos Centros de Educação Ambiental (CEAs). Há cursos de pintura em tecido,biscuit, crochê, tear, decoupage (colagem e pintura decorativas), artesanato com garrafa PET e bordado. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. Não é necessário fazer inscrição. Sem burocracia: é só chegar e participar. Todas as atividades são gratuitas.

A iniciativa faz parte do programa Conhecendo nossos vizinhos,criado há cerca de três anos para incentivar a comunidade a ensinar suas habilidades artesanais voluntariamente. A equipe do CEA Chico Mendes foi às ruas para apresentar o projeto aos vizinhos. Hoje, mais de 300 pessoas já participaram das oficinas. Os professores também são alunos em outras aulas e aprendem novas técnicas de confecção de artesanato, criando, portanto, uma rede de troca de experiências.

Segundo o chefe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Roberto Marcondes, as atividades de geração de renda estão ligadas ao tema sustentabilidade. “Além de ensinarem artesanato, os educadores estão sempre instruindo a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em conversas descontraídas, fala-se sobre a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis, sobre as boas práticas de destinação correta do lixo doméstico e sobre o uso consciente da água. Isso é positivo porque a economia solidária está ligada à sustentabilidade”, ressalta Marcondes.

De acordo com a educadora do CEA Chico Mendes, Nilvam Valério, as modalidades de cursos variam de acordo com a disponibilidade dos voluntários. “Os alunos criam sua própria rotina e os cursos dependem das técnicas que os vizinhos querem compartilhar. A comunidade decide quais serão as próximas oficinas. Qualquer pessoa pode participar e até ensinar, desde que tenha alguma habilidade artística. Tudo é aberto e sem complicação”, afirma.

O projeto contempla não apenas as pessoas que moram ao lado do parque, mas a população de toda a região do Pimentas e dos bairros vizinhos. Estão inclusos os moradores do Jardim das Oliveiras, Jardim Santa Maria, Jardim Leblon, Parque Stella, Parque Industrial Cumbica, Jardim Brasil, Jardim Angélica, Paraíso, Jurema, Vila Izabel, Jardim Ansalca, Guilhermino e Jardim Centenário. Mais informações pelo telefone 2425-4369.

Veja a seguir os dias e horários das oficinas:

Segunda-feira

9 horas – ginástica

9 horas – pintura em tecido

14 horas – pintura em tecido

Terça-feira

9 horas – ginástica

11 horas – ginástica

14 horas – crochê

Quarta-feira

8 horas – biscuit

14 horas – tear

Quinta-feira

9 horas – ginástica

9 horas – decoupage

14 horas – bordado com fitas

Sexta-feira

9 horas – artesanato com garrafa PET

14 horas – bordado em vagonite

Serviço

Parque Chico Mendes – Av. José Miguel Ackel, 1100 – Pimentas, Guarulhos(Veja como chegar)

FONTE: PMG