Isabel Borazanian é a primeira mulher a ocupar a cadeira da presidência da Academia Guarulhense de Letras

23
Academia Guarulhense de Letras

Nesta semana, na terça-feira (28) a  poetisa, artista plástica e atriz Isabel Borazanian ocupou o seu lugar de presidente da Academia Guarulhense de Letras (AGL), atuando de 2010 à 2012. Em 31 anos de existência, Isabel é a primeira mulher a presidir a Academia.

A presidente contribui para a cultura de Guarulhos desde 1970, quando entrou para a Faculdade de Artes Plásticas e Comunicação Farias Brito, atual UnG,e agora é explicito o seu reconhecimento. Concluiu os cursos de Comunicação Visual e Educação Artística. Desde então, faz exposições de artes plásticas Quadros, Esculturas e Instalações), capas de livros de poesia e capas de CD.
Em 1980, juntamente com outros poetas, fundou o Grupo Literário Letraviva, que realizava todos os domingos recitais abertos de poesia, entre outros eventos. Em 1981 publicou o livro de poesias “Confidencial” e em 1982 foi publicada a “Antologia Poética Letraviva”. Paralelamente ao projeto literário, fez o curso de teatro no TEG ministrado por Cláudio Mendel.
Em 1993 toma posse na Academia Guarulhense de Letras ocupando a cadeira nº 25, cujo patrono é Cruz e Souza.Foi membro da Coordenadoria de Projetos, DAC da Secretaria de Cultura de Guarulhos, responsável pela área de Artes Plásticas e da Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, no Programa de Governo Agita Guarulhos, gincana de cunho social, cultural e esportivo.
Em 1999, surgiu o Pé na Bossa, que hoje é formado por Isabel Borazanian e sua irmã Anita Borazanian. Com a composição “Bate Coração!” ganhou o prêmio Imega, que resultou, mais tarde, na gravação do seu CD “Pé na Bossa Confidências”.
Para saber mais sobre Isabel Borazanian e a Academia Guarulhense de Letras, acesse: www.letrasguarulhenses.com.br