Guarulhos utiliza bonecos para sinalizar vagas exclusivas de estacionamento

59
Boneco de Estacionamento
Imagem Divulgação

Displays (bonecos) em tamanho real, colocados próximos às vagas exclusivas de estacionamento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, estão sendo utilizados pela Prefeitura para chamar a atenção dos motoristas sobre a importância de respeitar esses locais específicos.

A iniciativa, que se estende até o final de setembro, integra a campanha “Obrigado por respeitar as vagas exclusivas”. A ação é coordenada pela Secretaria de Transportes e Trânsito em conjunto com a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Essas faixas são direito assegurado pelas resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelecem os critérios relacionados à utilização correta desses espaços. A campanha consiste na distribuição de folhetos educativos e adesivos nas cancelas de estacionamentos e nas principais ruas e avenidas da cidade, além da colocação desse material nos veículos que estejam parados nas vagas.

“Vamos distribuir dois tipos de folhetos: um educativo, para sensibilizar as pessoas sobre a importância de se respeitar o uso dessas vagas, e outro, que é colocado no para-brisa dos veículos que estão parados indevidamente nesses locais, para indicar ao motorista como proceder para obter o cartão que dá direito ao uso adequado da faixa”, explica o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira.

A entrega dos materiais é feita com apoio de orientadores de zona azul ligados a Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru) e da equipe da Escola Pública de Trânsito, órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito. Nesta segunda e terça-feira (dias 12 e 13), a equipe estará no Supermercado Barbosa, do Taboão, e na rede de supermercados Dia (Vila Barros, Vila São Jorge e Vila Rosália). Na quarta e quinta-feira (dias 14 e 15) é a vez da rede de supermercados Lopes (Vila Augusta, Macedo e Tranquilidade). Outros locais estão em definição para continuidade da ação.

Parar o veículo em uma dessas faixas situadas em via pública é passível de multa de R$ 53,20. O uso desses espaços especiais em zona azul, estabelecimentos particulares e estacionamentos só pode ser feito com a apresentação do Cartão Deficiente ou Cartão Idoso. Essas credenciais podem ser adquiridas gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Fácil Transportes e Trânsito (rua Gilberto Dini, 19, Bom Clima) ou em qualquer unidade da rede Fácil de Atendimento ao Cidadão. Mais informações pelo telefone 2475-6996 ou pelo site www.guarulhos.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos