Guarulhos já formalizou 16 mil pequenos empresários em 2012

55
Prefeitura de Guarulhos

Guarulhos formalizou 16.098 pequenos empresários entre julho de 2009 e março de 2012.

A informação é do Sebrae-SP. Em todo o Estado, no mesmo período, a entidade registrou 500 mil novos pequenos empresários formais.

Este processo acontece por meio da modalidade de formalização de empresas, ou autônomos, chamada de Empreendedor Individual.

Com a regularização, os microempresários passam a emitir nota fiscal.

Além disso, os empresários têm direito a todos os benefícios previdenciários previstos em lei, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio-doença.

Outra vantagem, segundo o Sebrae, é a possibilidade de ampliação dos negócios, já que com a emissão de notas fiscais, eles passam a ter acesso a clientes que exigem uma situação regular, como no caso das grandes empresas e de instituições públicas.

Uma pesquisa de perfil divulgada pelo Sebrae aponta que a maioria dos empreendedores individuais estão concentrados no setor de comércio, serviços e construção civil.

Outras características desses empresários é possuir ensino médio completo.

Ainda de acordo com o Sebrae, a tarefa mais importante “é zelar para que estes empreendedores prosperem na atividade e que as políticas públicas os incentivem nessa trajetória”, segundo Bruno Caetano, presidente do Sebrae-SP.

A entidade afirma ser preciso garantir que os empreendedores individuais permaneçam na formalidade.

Via: Sebrae