Notícias Guarulhos Online
Publicidade
Redes Sociais
Facebook Orkut Twitter Youtube

Dia do índio foi comemorado com núcleo de referencia indígena

Matéria publicada em 20 de abril de 2011
Tags:

Notícia de Guarulhos - Dia do índio foi comemorado com núcleo de referencia indígena

Núcleo Indígena Guarulhos

Imagem Divulgação

Guarulhos terá um núcleo de referência indígena no CEA City (rua Reinaldo Cesar de Oliveira, s/nº, Jardim City). O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), Dia do Índio, pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Rafael Paredes, durante encontro realizado no Paço Municipal com membros das etnias Tupi-guarani, Pankararé e Pataxó da Associação Arte Nativa Indígena de Guarulhos.

Paredes reafirmou compromisso da administração municipal com o resgate da memória cultural da cidade. “Guarulhos possuiu uma identidade indígena já que seus primeiros habitantes eram os índios Guarus. Então, todo dia é dia do índio,” afirmou.

Para o presidente da associação, Awa Kuaray Wera, hoje há muito para comemorar. “Este é um dia especial e temos que agradecer a Nhanderú (Deus em Tupi-Guarani) pelo local no Jardim City. Isso irá contribuir para a promoção da nossa cultura. O índio é um patrimônio que muito antes do não- índio chegar, já estava aqui”, afirmou Awa, que aproveitou para encaminhar uma proposta de um museu indígena com espaço para apresentação de danças, exposição de objetos. oficinas de artesanato, entre outras atividades.

Em 2009, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes de todas as secretarias e indígenas visando discutir políticas públicas voltadas às tribos existentes na cidade. A partir daí, foi desenvolvido um projeto de oficinas de artesanato e palestras sobre costumes das tribos ministradas por índios aos alunos nas escolas municipais. Até o momento, quatro escolas já foram beneficiadas pela ação.

Guarulhos conta com uma população é de mais de 300 indígenas de várias etnias (Pankararu, Pankararú, Tupi-guarani, Terena, Wassu Cocal, Xavante, Guajajara, Pataxó, Geripankó, Xucuru, entre outras) vivendo em vários bairros como Ponte Alta, Soberana, Inoccop, São João, Pimentas, entre outros.

Exposição Indígena

A população pode conferir uma exposição de cultura indígena no Adamastor Centro até domingo (24), das 9 às 22 horas. A mostra, produzida pela Associação Arte Indígena de Guarulhos, apresenta uma coleção de mais de 100 peças que fazem parte do acervo da entidade: cestarias, maracás, lanças, arco e flecha, cocares, esteira, uma vestimenta da tribo praiá usada em rituais de dança e de cura  para simbolizar a força da aldeia.

Uma oca de nove metros quadrados foi montada no espaço de exposição. Dentro dela, há a figura de um índio com uma máscara Ceperajú representando o índio guerreiro de todos os povos. Há ainda uma peça em madeira entalhada, o índio xamã, o sacerdote conhecido também como pajé.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

 


Assine nosso informativo semanal e fique por dentro das nossas novidades.
Seu nome:
Seu email:
 




Publicidade



Política de Privacidade

Termos de Uso

© 2015. Guarulhos Online.
Todos os direitos reservados.

Siga nossas Redes Sociais

Facebook Twitter Google + Youtube

Anuncie sua empresa. Ligue:
(11)
4218-0617
QR Code Business Card