Crianças aprendem a construir lixeiras ecológicas

32
Mês do Meio Ambiente
Google Imagens

Oficina visa ensinar noções de educação ambiental e sustentabilidade por meio do uso da tecnologia; iniciativa tem apoio da USP e de instituições internacionais.

A Prefeitura de Guarulhos promove no próximo sábado (03) uma oficina destinada ao público infantil para ensinar noções de educação ambiental e sustentabilidade, por meio do uso da tecnologia. O evento será realizado no Centro de Educação Ambiental Virgína Ranali (Avenida Papa João Paulo, 219, Cidade Maia), das 8h30 às 18h.

A ação reunirá 17 alunos da rede municipal, com idades entre 7 e 10 anos. Eles vão aprender a montar lixeiras ecológicas utilizando-se de um dispositivo eletrônico que indicará a quantidade de lixo produzido e descartado diariamente.

Uma equipe formada por cerca de 50 profissionais estará presente para auxiliar os estudantes na montagem das lixeiras. O equipamento será confeccionado a partir de sobras de madeira recolhidas e reaproveitadas pela Serraria Ecológica. Os contadores eletrônicos, que permitem quantificar o lixo jogado, virão em pequenos kits, que serão montados durante a oficina.

“Ao montar a lixeira ecológica, a criança aprende noções de educação ambiental com uma brincadeira lúdica. Dessa maneira, a oficina proporciona uma nova visão de futuro, aliando tecnologia, sustentabilidade, eficiência energética, consumo adequado e consciente de materiais e práticas colaborativas, inclusive com instituições internacionais”, conta Wander Castro Martins, gerente de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos.

A oficina, denominada FAB LAB Kids, ocorre pela primeira vez no Brasil e foi organizada em conjunto com o Grupo de Pesquisas sobre Fabricação Digital da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/FAU-USP (DIGI FAB) e a rede mundial de Laboratórios de Fabricação Digital (FAB LABs).

Serviço: o Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali fica na Avenida Papa João Paulo XXIII, 219, Cidade Maia – Guarulhos.

Fonte: InteligeMcia