Atividades do Mês do Meio Ambiente prosseguem até o fim de junho

22
Imagem Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos realiza até o fim de junho uma programação especial com cerca de 30 atividades para comemorar o Mês do Meio Ambiente.

Nesta terça-feira (5), às 9h30, acontecerá um plantio de árvores nativas no Bosque Maia, e às 10 horas, o Centro de Educação Ambiental do Bosque terá uma palestra sobre monitoramento ambiental no Rodoanel. Na quarta-feira (6), o Zoológico de Guarulhos vai promover palestra sobre fauna urbana em dois horários, às 9 horas e às 14 horas. Todas as atividades são gratuitas.

Este ano, parte das ações serão integradas com os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. No dia 16, quando acontece a primeira participação da sociedade civil na conferência da ONU, o evento será transmitido ao vivo em Guarulhos em um telão montado simultaneamente em três Centros de Educação Ambiental: no Bosque Maia, no Parque City Las Vegas e no Fracalanza, e, em seguida, as propostas serão debatidas com a população.

Entre as atividades previstas estão: trilhas, exposições, minicursos, palestras, oficinas, visitas monitoradas, seminário, ações sociais, plantio coletivo de árvores, simpósio de terapias naturais, festival, dança circular, massagem e muitos encontros

Veja a programação dos próximos dias na tabela a seguir:

Data Horário Atividade Local

Minicurso sobre trilhas /Bosque/City

  • Data: 12 e 19 de junho
  • Horário: 9h00

 

Visita ao aterro Fracalanza/Bosque/City

  • Data: 13 de junho
  • Horário: 8h00

 

2º Mapeando a sustentabilidade / Adamastor/salão de artes

  • Data: 13 de junho
  • Horário: 14h00

 

Premiação do Selo Ambiental / Adamastor

  • Data: 13 de junho
  • Horário:  19h00

 

Palestra “Animais dispersores de sementes” / Zoológico

  • Data: 13 de junho
  • Horário:  9h00 e 14h00

 

Aniversário da Coop. Reciclável / Paço Municipal

  • Data: 14 de junho
  • Horário: 14h30

 

Transmissão ao vivo da Rio+20 – Fracalanza/Bosque/City

  • Data: 16 de junho
  • Horário: 10h00


Endereços:
Bosque Maia (veja o endereço)  Parque Fracalanza (Veja o endereço) Parque City Las Vegas (Veja o endereço)


Guarulhos na Rio+20

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, vai participar de um dos encontros da Rio+20 no dia 20 de junho. Em abril ele esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, ao lado de prefeitos de várias cidades do mundo, para participar das discussões prévias da Rio + 20 sobre o tema “O futuro que governos locais e regionais querem”. O encontro foi promovido pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e pela UN Habitat.

As propostas apresentadas pelas cidades foram incluídas em um documento encaminhado pela ONU à Rio + 20. Almeida foi convidado como representante oficial da Rede Mercocidades e também por ser o atual vice-presidente do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades. Guarulhos foi a única representante do Brasil no encontro da CGLU.

Almeida apresentou projetos como o da Recicladora de Entulho, que já possibilitou a realização de obras de calçamento no bairro da Ponte Alta; o Programa Ilhas Verdes (PIV), que permitiu o plantio de 80 mil mudas de árvores para reduzir as ilhas de calor na cidade; a implantação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária); e o CEU Continental, o primeiro projeto de prédio verde, totalmente sustentável, na área da Educação, em Guarulhos.

Rio+20

A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países membros das Nações Unidas.

Via: Prefeitura de Guarulhos