As crianças da rede municipal de ensino terão aulas de convivência no trânsito

62
Imagem Divulgação

As crianças da rede municipal de ensino de Guarulhos voltam a contar com aulas de convivência no trânsito. A Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito, retoma o trabalho desenvolvido pelo Espaço Vivencial Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva. A principal novidade é a ampliação do horário de atendimento – anteriormente as atividades eram realizadas em duas horas; agora, serão feitas em três horas e meia. Além disso, aos sábados o local estará aberto à participação da população.

“Com essa ampliação do horário pretendemos que as crianças tenham mais oportunidade de vivenciar as atividades lúdicas e aproveitar melhor o tempo no circuito de bicicletas”, explica a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Fernanda Mayumi Garcia.

Com o objetivo de levar essa experiência para todos os estudantes da rede de ensino municipal, a EPT reordenou o agendamento de visitas à Cidade Mirim. Dessa forma, inicialmente em 2011 o atendimento será priorizado para os alunos do 3º e 5º anos (oito e 10 anos, respectivamente). “Essa é uma maneira que encontramos para universalizar o acesso do espaço às crianças matriculadas nas escolas municipais”, conta.

Entre as atividades realizadas nas visitas estão uma apresentação teatral (para abordar conceitos como circulação segura por vias públicas, preservação do meio ambiente e lugares adequados para brincar), a realização do circuito de bicicletas (quando as crianças praticam conceitos de mobilidade segura e aprendem a como se comportar diante dos equipamentos de sinalização), exercícios de vivência como pedestre (em que são desenvolvidas inclusive noções relacionadas às pessoas portadoras de deficiência), jogos cooperativos e rodas de conversa (ocasião em que é feita avaliação junto aos alunos). Há ainda um intervalo para o lanche, fornecido no local aos estudantes.

Imagem Divulgação

Atendimento qualificado

Para que as crianças sejam bem atendidas na Cidade Mirim Ayrton Senna, as atividades voltadas aos alunos da rede municipal de ensino ocorrerão em dois períodos (das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h), de segunda a sexta-feira. Em cada um dos horários serão recebidas no máximo duas classes ou o equivalente a 70 estudantes.

As escolas serão devidamente informadas das datas indicativas de visita. Se a proposta não for viável, a direção da unidade deve contatar a administração da Cidade Mirim para marcar novo agendamento. É preciso ainda informar se há alunos portadores de deficiência e com restrições alimentares e que os alunos façam a visita junto com três acompanhantes (preferencialmente os professores de cada classe e mais um funcionário ou coordenador).
Aos sábados, o espaço abrirá exclusivamente para a população, seguindo os mesmos critérios utilizados nas visitas agendadas. O atendimento será realizado em dois períodos (das 12h30 às 13h30 e das 15h30 às 16h30). Como a carga horária é menor, as atividades previstas são jogos interativos, cooperativos e pedagógicos, como amarelinha do trânsito, bambolê animado, bingo do trânsito, jogo do certo ou errado, teatro de fantoches, exercícios de vivência com pedestre e circuito de bicicletas. Mais informações pelo telefone 2425-1743 ou no site www.guarulhos.sp.gov.br.

Serviço: A Cidade Mirim Ayrton Senna fica no Parque Municipal Júlio Fracalanza, na rua Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta

Fonte: Prefeitura de Guarulhos