Show marca lançamento do PIV Music no Bosque Maia neste domingo (25)

24
PIV Music
Imagem Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente lança mais uma iniciativa do Programa Ilhas Verdes (PIV), neste domingo (25): o PIV Music.

Trata-se de um evento que reúne em um só local atrações musicais e ambientais, entre elas a distribuição de mudas de árvores, trilha ecológica, oficina de plantio, exposição de móveis ecológicos de materiais reciclados e shows. As atividades serão realizadas das 8h30 às 18 horas, no Bosque Maia. A entrada é gratuita.

A iniciativa tem a finalidade de comemorar o dia da árvore, celebrado no último dia 21, e o aniversário de três anos do PIV – programa de combate ao aquecimento global que viabilizou o plantio de 50 mil árvores em Guarulhos. Artistas do município darão um show de talento, entre eles a adolescente Letícia Dias, que aos 9 anos aprendeu a tocar violão e atualmente faz apresentações no programa Jovens Talentos, do Raul Gil, e em festivais de música ao vivo. Além dela, estarão presentes os rappers Mamuti NusCorre, Iuri Stocco e Vitor Vieira. O show acontecerá no período da tarde e também contará com a participação da Banda PIV, formada pelos artistas Wander Martins e Rosana Garcia.

PIV – Programa Ilhas Verdes
O PIV é um programa desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente para diminuir as ilhas de calor na cidade, concentradas principalmente na Cidade Industrial Satélite de Cumbica, no Aeroporto e nas regiões que vão do Centro ao Taboão.
O programa utiliza o mapa termal desenvolvido pelo laboratório de geoprocessamento da Universidade Guarulhos (UnG) que identifica as principais áreas de calor da cidade e prioriza o plantio de árvores nessas áreas.
As árvores prestam importantes serviços ambientais para o bem-estar humano, com a captação do gás carbônico, a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, o aumento da permeabilização do solo e a drenagem das águas de chuvas, entre outras coisas.

Novas instalações do PIV
Agora, o PIV ganhou novas instalações no Centro de Educação Ambiental (CEA) Virgínia Ranali, no Bosque Maia. A criação do espaço exclusivo para orientar a população sobre arborização deve ampliar o plantio nas áreas urbanas.

A readequação das instalações do PIV beneficiará ainda as pessoas que quiserem orientações sobre o programa de incentivo à sustentabilidade que dá desconto de IPTU para quem planta árvores no imóvel, conhecido como IPTU Verde. As pessoas que não sabem que tipo de mudas devem plantar receberão auxílio dos profissionais do PIV que vão orientar a população sobre as espécies que melhor se adaptam às calçadas e os cuidados necessários para manutenção da muda. Veja a seguir algumas dicas:

Dicas de arborização
Para plantar uma árvore na calçada deve ser selecionada uma árvore adequada, de pequeno ou médio porte.
A muda deve ser retirada com cuidado, evitando danos à raiz.
No local escolhido para o berço deverá ser cavado um buraco de 60 centímetros de largura e de 60 centímetros de profundidade.
A terra deve ser preparada em duas camadas: a primeira deve ser misturada com a terra adubada e rica em matéria orgânica. O torrão deve ficar no mesmo nível que se encontra na embalagem. Continue lendo…

De vez em quando acrescentar adubo na superfície do berço.

Serviço

  • Data: 25 de setembro de 2011
  • Horário: das 08h30 às 18h00
  • Local: Bosque Mais (veja o endereço)
  • Valor: Entrada Gratuita


Mais informações
e orientações pelo telefone (11) 2475-9858.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos