Banda Lira faz 103 anos e comemora com apresentação no Adamastor

20
Banda Lira
Imagem Divulgação

A Corporação Musical Banda Lira de Guarulhos completa neste mês 103 anos de existência. Para comemorar a data de um dos principais patrimônios culturais da cidade, será realizado no próximo sábado, dia 14, a partir das 19 horas, no auditório do Adamastor Centro, um grande baile, com participação especial do tecladista e cantor Valmir Boni, e também apresentação de uma valsa composta por 12 casais em traje a rigor. Na oportunidade, serão sorteados brindes (toalhinhas comemorativas). A entrada é gratuita.

Ao longo de sua existência, a Banda Lira já se apresentou em Campos do Jordão (Festival de Inverno), Limeira, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e na cidade mineira de Borda da Mata, entre outras. Isso sem falar de sua participação na inauguração do Parque do Ibirapuera, por ocasião das comemorações do 4º centenário da fundação da cidade de São Paulo, em 1954.

Muitas histórias marcam a trajetória da banda, que já teve inclusive escolta policial. O caso aconteceu durante uma procissão em Bom Jesus dos Perdões, na década de 90, quando o grupo foi acompanhado de perto por milhares de fiéis.

Desde 2002, a Banda Lira realiza o Baile da Melhor Idade.  O repertório é baseado em temas instrumentais, com predomínio das tradicionais marchas e dobrados, além de sambas antigos de compositores brasileiros como Ary Barroso, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa e tantos outros que marcaram época.

A banda centenária continua atuante e viva na mente das pessoas. Tanto que o grupo recebeu em 2005 o Prêmio Petrobras – uma conquista ligada à preservação da memória musical da cidade.

Serviço

  • Data: 14 de maio de 2011
  • Horário: a partir das 09h
  • Local: Adamastor centro (veja o endereço)
  • Valor: Gratuito

Fonte: Prefeitura de Guarulhos