Futebol Americano em Guarulhos

38
Google Imagens

Neste sábado, dia 27, Guarulhos assistirá pela primeira vez a uma partida de futebol americano. Às 15 horas, os jogadores do Corinthians Steamrollers entrarão em campo para o Desafio Alvinegro. O jogo será no Estádio Municipal Cícero Miranda, (Lago dos Patos, Vila Galvão – Veja como chegar).

A partida seguirá os moldes do esporte nos Estados Unidos onde os jogadores de uma mesma equipe se dividem em grupos para que a comissão técnica defina as posições do elenco. Com cada atleta lutando para conquistar uma posição no time, a disputa entre Corinthians Steamrollers A x Corinthians Steamrollers B promete ser bastante disputada e emocionante.

A oportunidade servirá para que tanto os curiosos, quanto os já aficionados pelo futebol americano, possam ver de perto uma partida da modalidade. A entrada é gratuita.

Futebol Americano

Cada time de futebol americano conta com onze jogadores em campo. Outra semelhança com o futebol que já conhecemos é que o objetivo dos jogadores na modalidade americana é avançar sobre a equipe adversária para cruzar a linha de gol do outro time com a bola e assim pontuar, o chamado touchdown.
O jogo dura 60 minutos e é dividido em quatro quartos de tempos iguais (15 minutos). É permitido aos times pedirem três tempos para cada dois quartos, não-acumuláveis. A partida começa com um kickoff (chute inicial), no qual um jogador chuta a bola para frente. Um cara-ou-coroa pouco antes do começo do jogo determina qual time executará o kickoff.

Uma jogada termina quando o carregador da bola é agarrado por um oponente; cai no chão; corre para fora de campo, ou quando um passe não é completado. Frequentemente um time que é parado em seu próprio território chuta a bola (jogada denominada punt) para mandá-la o mais longe possível em direção ao gol adversário.

Em qualquer momento do jogo, a defesa pode roubar a bola interceptando um passe ou recuperando um fumble (quando um jogador perde a posse da bola antes de tocar o chão com o joelho ou com o corpo todo). Geralmente, cada time de futebol americano tem jogadores especialistas em ataque e defesa.

FONTE: Prefeitura Guarulhos