EDP Bandeirante lança projeto Futebol de Rua pela Educação

39
Imagem Divulgação

A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, com o apoio do Instituto EDP, instituição que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, lançou o projeto esportivo Futebol de Rua pela Educação nos municípios de Guararema e Guarulhos.

No sábado, 19 de maio, às 10 horas, Guararema recebeu o projeto no Conjunto Habitacional do Ipiranga e, às 14 horas, foi na Escola Municipal da Emília, em Guarulhos.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da EDP Bandeirante, do Instituto EDP, das Secretarias de Educação e Esportes das cidades, além de professores e alunos das escolas participantes, coordenadores da ONG Futebol de Rua e autoridades locais.
O evento, gratuito e aberto ao público, teve como objetivo apresentar para a comunidade a interação entre o esporte e a educação. Para isso, foram realizados jogos amistosos de Futebol de Rua com as crianças participantes do projeto.

O Futebol de Rua pela Educação conta com 100 crianças inscritas, com idade entre 8 e 13 anos, sendo 25 em cada núcleo. Os núcleos já foram implementados no último sábado nos município de Jacareí e Taubaté, no Vale do Paraíba, e agora em Guararema e Guarulhos, no Alto Tietê, ambos no Estado de São Paulo.

No mês de abril, os pedagogos e professores de educação física tiveram a apresentação sobre o projeto e realizaram um treinamento prático embasado nos princípios do Futebol de Rua pela Educação.

Após o lançamento, as aulas acontecerão ao longo de 2012, sempre aos sábados, às 14 horas, com acompanhamento pedagógico quando serão discutidos valores do esporte, principalmente, o fair-play (jogo justo), o trabalho em grupo e o respeito com o professor e os colegas. Em seguida, ocorrerão duas horas de aula prática (das 15 às 17 horas).
Também, estão inseridos no projeto a realização de Copas de Futebol de Rua, nas escolas, e uma Copa Final entre os municípios beneficiados, no segundo semestre deste ano.

Selecionado via Edital de Cultura e Esporte 2011, o projeto é uma escolinha de futebol de rua que busca diminuir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos promovendo a integração entre escola e comunidade.

Via: Portugal Digital