Faculdade Torricelli inscreve 116 alunos no Desafio Sebrae

84

As Faculdades Integradas Torricelli, de Guarulhos, participa do Desafio Sebrae 2011 com 116 estudantes universitários, o maior número de inscritos da região e o 22º no Estado de São Paulo. Alunos dos cursos de Administração, Contabilidade Gerencial, Relações Públicas e até de Biologia montaram suas equipes para participar da competição, cujo desafio deste ano é gerenciar uma empresa virtual de veículos sustentáveis.

Com o objetivo de homenagear e incentivar os estudantes, a gerente regional do Sebrae-SP em Guarulhos, Cristiane Rebelato, participou, na última quarta-feira (15), de um encontro, promovido pela faculdade com os alunos inscritos. “A instituição já participou da competição em anos anteriores, mas com esse número de adesões é a primeira vez, por isso é fundamental homenagear esses estudantes, além de incentivar alunos de outras universidades a se inscreverem nos próximos anos”, disse a gerente, que participou um bate-papo informal com os inscritos sobre a importância de aliar o ensino teórico com a aprendizagem prática, um dos objetivos do Desafio Sebrae.

Segundo ela, os estudantes precisam se preparar cada vez mais para conviver com o novo modelo econômico do País, que exige qualificação profissional, entre outras necessidades de mercado. “É importante que o jovem tenha contato direto com a cultura empreendedora, mesmo por meio de jogo virtual, pois é uma forma efetiva de contribuir para as decisões e desafios do dia a dia”, ressalta Cristiane.

O número de participantes na instituição ampliou de forma significativa em função de ações dos coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Ao percebermos a baixa adesão, decidimos fazer um trabalho de sensibilização com os alunos e, em apenas uma semana, passamos de 13 para 116 inscritos”, explica o professor Telmo Santos Marins, que atuou junto com Clausemir Batista de Paula.

Segundo ele, o resultado foi além da expectativa, já que os alunos inscritos estão mobilizando toda a instituição. “Eles aprendem mais e ainda conseguem envolver professores e colegas”, ressalta.

Desafio

Em sua 12ª edição, estudantes de todo o País estão administrando, desde o último dia 18 de maio, uma fábrica de bicicletas, seguindo a linha de veículos sustentáveis. Das cinco fases da competição, as três primeiras são jogadas via internet. A semifinal e a final ocorrem presencialmente no final do ano. Como prêmio, os vencedores ganham uma viagem internacional a um centro empreendedor, bolsa de estudos e iPads. O Desafio é uma promoção do Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A equipe vencedora do Desafio Sebrae na edição nacional representará o Brasil na etapa internacional do jogo, em 2012, no Rio de Janeiro. Desde 2002, o jogo é disputado fora do País e já reuniu em dez edições cerca de 90 mil estudantes universitários estrangeiros.

Fonte: Guia de Bragança