Instituto Brasileiro de Ética e Bioética em conjunto com a UnG lança curso sobre ética no negócios

12
Imagem Divulgação

O Instituto Brasileiro de Ética e Bioética (Ibraeb), em parceria com a Universidade de Guarulhos (UnG), anunciou o lançamento do curso “Ética nos negócios: fundamentos e boas práticas”, cujas aulas serão ministradas entre novembro e dezembro deste ano.

O curso, com 40 horas de carga horária, está dividido em três módulos: o conceitual, o específico e o prático. O objetivo é capacitar profissionais para a utilização da ética no dia-a-dia empresarial.

Aos sábados, das 10h às 17h30, os alunos contarão com o auxílio de três especialistas, que ensinarão a utilização da ética nas decisões e estratégias de negócios e nos desafios colocados pela globalização das práticas empresariais.

Também serão abordados a história da ética no mundo e no Brasil; a doutrina ética nas empresas (passando por conceitos como o utilitarismo, a deontologia, o consequencialismo e o contratualismo); identidade, integridade e reputação organizacional; o papel dos líderes; a teoria dos stakeholders; a criação de um código de ética; e meios para investigar uma denúncia de desvio ético.

Os professores que ministrarão o curso são: o filósofo, sócio fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa e integrante do Comitê de Ética do Itaú Unibanco, George Barcat; o psicoterapeuta e professor de Ética Empresarial, Antonio Fernando Stanziani; e Antonio Cezar Bergantini, que é especialista em Administração de Empresas, com 30 anos de experiência em Auditoria, Compliance e Controles Internos.

Instituto
O Instituto Brasileiro de Ética e Bioética (Ibeb) é a primeira entidade a promover uma iniciativa desse gênero no País.

Ativo desde dezembro de 2009 no prédio da antiga unidade da Universidade Guarulhos (UnG), em Higienópolis, na zona sul de São Paulo, o Ibeb trabalha com a elaboração e o desenvolvimento de estudos, cursos, conferências e teleconferências que têm a missão de orientar os estudos nas áreas de ética e bioética.

Quem está a frente do instituto é o neurocientista Raul Marino, que é presidente. Ao lado dele, como vice-presidente do Ibeb, fica o educador Antonio Veronezi. Grande parte das diretrizes que o Ibraeb cultiva e segue é oriunda do Instituto Kennedy de Ética, uma instituição com objetivos próximos localizado nos Estados Unidos.

Inscrições
Quem estiver interessado em mais informações sobre o curso “Ética nos negócios: fundamentos e boas práticas” deve se inscrever na lista de cadastro através do site do Ibraeb (www.ibraeb.org.br) ou pelo telefone (11) 2337-7025. As vagas são limitadas.

Fonte: DCI