Guarulhos estimula empreendedorismo feminino

30

A partir de agosto, a Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, do governo federal, e a Caixa Econômica Federal, promove o programa de microcrédito para mulheres. O objetivo é estimular o empreendedorismo feminino na cidade, oferecendo uma linha especial de microcrédito com valores que variam de R$ 250 a R$ 15 mil por pessoa com taxas de juros de menos de 1%.

O público-alvo do programa é formado, principalmente, por mulheres em situação de rico social e vulnerabilidade. A linha de crédito é exclusiva para as mulheres que estão matriculadas nos cursos da prefeitura. Hoje são oferecidas oficinas de costura, manicure, panificação e artesanato.

Para elas, é o “empurrãozinho” que faltava. Eliete Carlos Brasileiro, dona de casa, é aluna do curso de costura. Desde criança, ela gosta de desenhar manequins. “Eu quero montar uma empresa, para ter minha fábrica de costura e ter minha loja de costura também”, conta.

Já Gardênia de Jesus Ribeiro quer ter um ateliê de alta costura. “Eu trabalhava numa empresa de empacotadeira, só que eu achava muito bonito as meninas costurando. Aí eu trocava meu horário de almoço, dava meu almoço para minha amiga e ela me ensinava a costurar.”

A partir de agosto, Eliete e Gardênia poderão usar uma linha especial de crédito para criar a própria empresa. “As mulheres tem que ter passado pelas oficinas para ter certeza que ela está apta a gerir seu próprio negócio”, orienta Hedy Maselli, da Coordenadoria da Mulher de Guarulhos.

Muitas mulheres talentosas já saíram dessas oficinas oferecidas pela prefeitura. O problema é que, mesmo com a qualificação, a maioria delas nunca conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. Agora, com o microcrédito, abrir um negócio próprio pode se tornar algo possível.

Cursos
Os cursos são ministrados em três endereços: Casa da Mulher Clara Maria I, II e III. No momento, o programa atende uma média de 600 a 700 mulheres por mês.

Casa da Mulher Clara Maria I
Rua Francisco Antonio de Miranda, 65 – Centro
Telefone: 2468-3569 / 2472-6926

Casa da Mulher Clara Maria II
Rua Alberto de Mello Seabra, 292 – Jd. Angélica
Telefone: 2480-1060

Casa da Mulher Clara Maria III
Rua Agostinho dos Santos, 2

Assista o vídeo no Portal G1.