Prorrogada as inscrições do 2º Festival de Talentos para Jovens do Ensino Médio

365
Divulgação

Destinado aos alunos do ensino médio (a partir de 14 anos) das redes pública e particular, o 2º Festival de Talentos para Jovens do Ensino Médio – Palco em Trânsito prorrogou o prazo de inscrição para o dia 14. O objetivo é mostrar como evitar acidentes de trânsito e a se comportar, com segurança, nas ruas e avenidas por meio do teatro, da música e do desenho.

“Decidimos aumentar esse prazo para que todas as escolas que nos procuraram possam finalizar seus materiais e encaminhá-los da melhor maneira possível. Temos, até o momento, um total de 30 trabalhos inscritos”, explica Fernanda Mayumi, responsável pela Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão vinculado à Secretaria de Transportes e Trânsito, e que responde pela organização do Festival de Talentos.

Com o tema “O jovem e a segurança no trânsito”, a iniciativa é apoiada pela Guarupas, Polícia Rodoviária Federal e Coordenadoria da Juventude. Todos os trabalhos devem seguir os critérios pedagógicos previstos nos termos de referência do educador e do estudante, que estão disponíveis no portal da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br), junto com o regulamento completo.

REGRAS – Na categoria teatro é preciso apresentar roteiro e gravação na íntegra da peça, que deve ter de 20 e 30 minutos de duração. A encenação deve envolver entre cinco e dez alunos. Na modalidade música, os jovens podem exibir letra e música ou somente a letra por escrito, acompanhada por gravação com a interpretação da canção, com duração de um a cinco minutos. A inscrição, nesse caso, é obrigatoriamente individual.

Os desenhos, também de autoria única, tem de ser em tamanho A4 e somente em um dos lados do papel. Além disso, devem trazer etiqueta de identificação do aluno no verso da folha, conforme modelo e instruções contidas no site. A técnica adotada é livre: colagem, textura, sobreposição, aquarela etc. Todas as obras produzidas, em qualquer uma das três categorias artísticas, precisam ser orientadas por um professor.

ENTREGA E SELEÇÃO – Os trabalhos podem ser entregues pessoalmente, de segunda a sexta-feira, em horário comercial (8 às 17 horas), ou encaminhados pelo correio para a EPT (rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta, CEP 07023-051). Os materiais inscritos devem estar em envelope lacrado e trazer os dados da escola (nome e endereço) e um atestado de comprovação de matrícula dos estudantes participantes.

Haverá seleção de três espetáculos teatrais, de três composições musicais e de dez desenhos, cuja exposição está prevista para novembro, em local a ser confirmado. A premiação ocorrerá para o aluno e o professor, em todas as categorias, e seguirá a seguinte ordem: a primeira colocação receberá um netbook; a segunda, um videogame; e a terceira ganhará uma bicicleta.

Não haverá devolução dos trabalhos inscritos. Eles farão parte do acervo da Escola Pública de Trânsito e poderão ser expostos, publicados ou reproduzidos conforme interesse do órgão.

CONSCIENTIZAÇÃO – A EPT, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, tem promovido palestras em instituições de ensino para incentivar a discussão sobre segurança no trânsito entre os estudantes. Os estabelecimentos de educação interessados devem encaminhar solicitação para o e-mail edtransito@guarulhos.sp.gov.br . É preciso informar a quantidade de alunos, o ano ou série e o período em que ocorrem as aulas.

 

Fonte: Prefeitura