Orquestra Sinfônica do Estado faz concerto gratuito no sábado no Adamastor

34
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

O Teatro Adamastor Centro recebe neste sábado (7) o Projeto Osesp Itinerante. Sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo passa por Guarulhos com um repertório vibrante, com obras de Heitor Villa-Lobos e Igor Stravinsky. A apresentação começa às 20 horas e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local uma hora antes do início do concerto.

O programa abre com duas peças de Villa-Lobos: primeiro, o expressivo “Prelúdio”, das Bachianas Brasileiras nº 4, inspirado nas seis primeiras notas do tema da Oferenda musical de Bach; em seguida, a Sinfonia nº 8, que estreou em 1955, no Carneggie Hall, com a Orquestra da Filadélfia regida pelo próprio Villa-Lobos. A obra será gravada esse ano pela Osesp, dando continuidade ao importante projeto de revisão, edição e gravação das sinfonias de Villa-Lobos.

Ao final, a Osesp interpreta a vigorosa suíte “O Pássaro de Fogo – Versão 1919”, de Stravinsky. De orquestração exuberante e harmonias complexas, a peça foi escrita originalmente para um balé e explora um universo de fantasia, em que um herói luta contra um bruxo poderoso, conta com a ajuda de um mágico pássaro de fogo, e liberta treze princesas de um feitiço.

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo.