Nali de Jesus lança seu livro “O Velho Homem” na Casa dos Cordéis

12
Imagem Divulgação

No dia 27, na Casa dos Cordéis, será lançado o livro “O Velho Homem”, de Nali de Jesus. O autor é formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde obteve o seu Mestrado em Economia. Obteve o título de Doutor de Terceiro Ciclo na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbone) e ingressou na UFRGS em 1978, como Professor. Posteriormente, obteve o Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo.

Foi durante anos professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, onde exerceu a coordenação do Programa em duas oportunidades, sendo um dos responsáveis pela implantação do Doutorado em Economia daquela Universidade. Foi editor da Revista Análise Econômica da UFRGS durante cerca de dez anos. Ex-Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é  professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e editor da Revista Análise.

Sobre o Livro

Imagem Divulgação

Este livro estuda a influência da civilização açoriana no Rio Grande do Sul, com ênfase na trajetória da família Ornellas por Portugal, Ilha da Madeira, Açores e Brasil. Seguem-se as ramificações da genealogia do Autor, com incursões sobre a vida de outros personagens, de acordo com as necessidades da narrativa. Aos fatos reais, é adicionado um pouco de ficção, além de abordar pontos específicos de filosofia, economia e assuntos variados.

Importante personagem do livro é o Velho Homem, que acompanha os Ornellas através dos tempos, desde a origem da família. Ele representa a inteligência, a bondade e a sabedoria, virtudes adquiridas através das vidas sucessivas. É o sábio, humilde e tolerante, que se preocupa com o bem da Humanidade. A pesquisa genealógica é apaixonante. Ela aumenta a nossa curiosidade e nos transporta para o passado quando se faz alguma descoberta importante ou curiosa. O livro narra aspectos históricos na forma de diálogos, transitando pelo romance e por aspectos pitorescos e muitas vezes cômicos.

Serviço

  • Local: Casa dos Cordéis (Veja como chegar)
  • Data: 27/08/2010
  • Horário: às 20h
  • Entrada Franca