Mostra fotográfica relembra história antiga e recente do Carnaval na cidade

80
Imagem Divulgação

A Secretaria de Cultura promove uma série de mostras fotográficas sobre o Carnaval de Guarulhos.
O objetivo é resgatar parte da história tanto antiga quanto recente dessa que é a maior festa popular do país. Serão três exposições em diferentes espaços da cidade. “Relembrando os Carnavais”, no Centro Permanente de Artes; “Carnaval em Guarulhos – 2010”, no Adamastor Centro; e “Flashes de História”, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Todas têm entrada gratuita e classificação livre.

A mostra “Relembrando os Carnavais” faz parte do acervo fotográfico da Secretaria de Cultura e retrata um pouco da história da festa na cidade nas décadas de 70 e 80. O público poderá conferir as imagens no Centro Permanente de Exposição de Arte “professor José Ismael” (praça Cícero Miranda, s/nº, Lagos dos Patos, Vila Galvão) até o dia 27 de março, de quarta a domingo, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas (exceto feriados).

A exposição “Carnaval em Guarulhos – 2010” será aberta nesta quinta-feira, dia 3, às 20 horas, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Na oportunidade, haverá exibição do mestre-sala, da porta-bandeira e de parte da bateria do bloco carnavalesco Três Rosas. A mostra conta com cerca de 50 fotografias que reproduzem desfiles, shows e apresentações da mais tradicional banda da cidade – a Banda Lira, além de registros fotográficos e adereços do Carnaval 2010, ano que marcou os 450 anos da cidade e a volta do Carnaval de Rua em Guarulhos. A exposição estará aberta à visitação até o dia 2 de abril, diariamente, das 9 às 22 horas.

Ainda no período de 4 de março a 2 de abril, o público poderá conferir a exposição “Flashes da História: Carnaval em Guarulhos”, que acontece na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro). A mostra apresenta imagens feitas em 2003 e 2004 pelos repórteres fotográficos Edson Queiroz, J.B. Maciel, Silvio Siqueira, Richard Alberto e Sidnei Barros. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas (exceto feriados).

Fonte: Prefeitura de Guarulhos