Iracema de José de Alencar é tema do Roda de Leitura em abril

15
Google Imagens

Em abril, o projeto Roda de Leitura, que promove discussões quinzenais em torno de obras indicadas para o vestibular da Fuvest, abordará o clássico Iracema, de José de Alencar. Os encontros serão nos dias 10 e 17, sábados, das 14 às 16 horas, na Biblioteca Orobó Mikail. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever até sexta-feira, dia 9.

Iracema é um romance da literatura brasileira que foi publicado em 1865 e faz parte da trilogia indianista de José de Alencar, juntamente com O Guarani e Ubirajara. O romance conta, de forma quase poética, o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel.

Roda de Leitura

O projeto tem por objetivo mostrar outra visão sobre a obra, abordando o contexto histórico e seu valor social, bem como explorar a vida do autor e de seus personagens. No primeiro encontro, haverá a distribuição de material didático e discussão de práticas de estudo, bem como de métodos de pesquisa. Os quinze dias que separam um encontro do outro serão um período para leitura individual da obra. No segundo encontro, será feito o levantamento do que foi descoberto com o resumo da obra, trechos favoritos escolhidos pelos participantes e comentários finais. A coordenação da atividade é de Lúcia Sazaki.

Serviço:
A Biblioteca Orobó Mikail fica na rua Justiniano Salvador dos Santos, 311 (Veja como chegar), ao lado da quadra do Mikail. O local funciona de terça a sábado, das 8 às 17 horas (exceto feriados).

FONTE: Prefeitura de Guarulhos