Guerra de Robôs da Anhanguera comemora cinco anos de competição

86
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

11ª Guerra de Robôs envolve competições de força e habilidade; evento acontece de 25 a 29 de novembro com entrada gratuita

“O Recomeço” é o tema da 11ª Guerra de Robôs da Faculdade Anhanguera de Guarulhos, que acontece entre os dias 25 e 29 de novembro, no saguão do campus I da instituição com entrada gratuita. Para a competição, foram criados robôs pelos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Tecnologia em Automação Industrial que são desafiados a mostrar sua força e habilidade em uma arena retangular e de superfície lisa com 2,8 m de comprimento, por 1,8 m de largura, 0,3 m de altura e duas rampas de acesso de 0,90 m.

Categorias

Realizada há cinco anos, a grande novidade apresentada na edição passada foi o Futebol de Robôs Sumô sem fio (dimensões de 30 cm, 30 cm, 15 cm, 5 cm), que continua forte na competição. As regras da partida, com duração de dois minutos, envolvem dois jogadores robóticos que precisam conduzir uma pequena bola ao gol em um campo de 3,60m por 2,70m. Participam do Futebol de Robôs 12 equipes e a vencedora é a que tiver o maior saldo de gols. Em caso de empate, a prorrogação é de um minuto. Nas disputas de classificação, a prorrogação será de 30 segundos.

As demais categorias são: Robô Sumô com fio peso leve (até 7 kg e dimensões de 35 cm); Robô Sumô com fio peso médio (até 9 kg e dimensões de 40 cm); Robô Sumô sem fio peso pesado (até 15 kg e dimensões de 45 cm); Robô Segue Faixa Analógico – Speed Racer (dimensões de 20 cm), e Robô Segue Faixa Microcontrolado – Estrategista (dimensões de 25 cm).

Regras da competição

Uma arena retangular é o cenário da ‘Guerra’ por onde passam mais de 100 robôs que são preparados para entrar em choque contra o adversário. Na fase classificatória vence quem tirar o outro do tatame no tempo de um minuto e, em caso de empate, vence o de menor peso. Em
caso de vitória a equipe ganha 3 pontos e em caso de empate será atribuído 1 ponto para cada
equipe. A novidade é que os robôs de combate agora poderão ter como opcional um sistema de expulsão ou alavanca para arremessar o oponente para fora da arena. As categorias sumô peso médio e pesado poderão ter armas com dispositivos mecânicos e com acionamento elétrico, ou pneumático, ou eletropneumático, o que dará mais emoção ao combate.

Na fase eliminatória (Oitavas de finais, Quartas de finais e Semifinais) as disputas serão realizadas em menos de três rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término vence o de menor peso. No caso de terminado o combate e os dois robôs continuam no tatame vence de menor peso.

Na final, a disputada será realizada em menos de cinco rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término vence o de menor peso. No caso de terminado o combate e os dois robôs continuam no tatame vence o de menor peso. Em caso do robô estar fora dos padrões, de acordo com o regulamento, será desclassificado por W.O.
Além da construção dos robôs, o trabalho dos estudantes passa por diversos processos, como apresentação prévia; relatório completo do projeto contendo objetivo, justificativa, metodologia (desenvolvimento do projeto mecânico e eletroeletrônico), resultados, conclusão, referencias bibliográficas e apêndice (fotos, desenhos e especificações dos componentes mecânicos e elétricos); artigo técnico e camisa personalizada da equipe.

“Ao mesmo tempo em que unimos os alunos e promovemos um evento interativo para a comunidade, conseguimos fazer com que os estudantes coloquem em prática o conhecimento teórico adquirido com a liberdade de aplicar sua criatividade na construção de máquinas modernas e tecnológicas”, afirma o professor.

O evento conta ainda com a presença de personagens famosos. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Guarulhos, professor Wagner Marques Rossini, já se caracterizou como o Robô Bumblebee, personagem carismático do filme Transformes, Darth Vader, principal vilão da série Star Wars, e Homem Aranha. Para esta edição, o personagem ainda é suspense. “Os alunos esperam ansiosos, o que anima ainda mais o clima de competição saudável”, conta.

A 11ª Guerra de Robôs da Faculdade Anhanguera de Guarulhos é gratuita e aberta ao público, e acontece entre os dias 25 e 29 de novembro, das 19h10h às 22h50, e dia 27 de novembro, das 8h às 11h. Aos interessados em assistir as competições, basta comparecer ao campus I da instituição, localizado na Rua do Rosário, 300 – Centro – Guarulhos/SP.

Serviço:

11ª Guerra de Robôs

  • Data: 25 a 29 de novembro
  • Horário: das 19h10 às 22h50 e 27 de novembro, das 8h às 11h
  • Local: Faculdade Anhanguera de Guarulhos – Campus I
  • Endereço: Rua do Rosário, 300 – Centro – Guarulhos/SP

Entrada gratuita