Guarulhos se prepara para o Carnaval 2011 a partir deste sábado

95
Bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira são destaques no Abre-Alas de 2011

Há poucos dias do Carnaval Guarulhos já se prepara para receber a maior festa popular do país

Na programação, Abre-Alas em dois locais da cidade, Rua do Samba, exposição, oficinas, saraus, exibição de filmes, shows e bailes carnavalescos, além de desfiles de rua, que neste ano voltam a ser competitivos.

No sábado, dia 26, a partir das 11 horas, a Prefeitura realiza o já tradicional Abre-Alas no calçadão da rua D. Pedro II, no centro, com apresentação de parte da  bateria da Escola de Samba Unidos do Paraventi. No dia 27, também a partir das 11 horas, o Abre Alas acontece na avenida Jurema, em frente ao Nagumo, no Pimentas. Na oportunidade, haverá exibição da bateria da Escola de Samba Império do Samba. Os Abre-Alas contam ainda com exibição de passistas, mestre-sala e porta-bandeira de ambas as escolas. A festa contará também com a presença do Rei Momo, da Rainha e das Princesas do Carnaval 2011.

Ainda no domingo (27), a partir das 14 horas, a Rua do Samba (rua Ana Cardoso de Santana, próxima ao viaduto “Cidade de Guarulhos”) será mais uma opção para os foliões de plantão. Neste dia, show com os grupos Rizzueto e Sambada, participação de escolas de samba de São Paulo e de Guarulhos, além da presença da Corte do Carnaval.

No dia 1º de março acontece a abertura da exposição fotográfica Relembrado os Carnavais, no Centro Permanente. Simultaneamente, será realizada a mostra Revelando o Carnaval, no CEU Pimentas e o varal de poesias Carnaval por Elas, na Biblioteca Monteiro Lobato. Mas a festa está só começando. Na programação, oficinas de máscaras, sarau carnavalesco, mostras de acervo fotográfico Flashes da História: Carnaval em Guarulhos Carnaval em Guarulhos 2010, brincadeiras dançantes, apresentação de samba o Samba Pede Passagem, festival de filmes carnavalescos, bailes da melhor idade e muito mais.

Guarulhos terá cinco dias de muita festa, com shows em cinco diferentes pontos da cidade. Na sexta-feira, dia 4, os grupos Nossa Poesia, Papo Cabeça Nuwance serão as atrações musicais, na Cidade Soberana (Praça Estrela, s/nº). No sábado (5), acontecerão as apresentações dos grupos Façanha, Papo Cabeça Nuwance, no Parque Continental (avenida Transguarulhense, s/nº).

Shows com os grupos Samba Diferente, Papo Cabeça Sou Muleke prometem agitar o Pimentas (avenida Jurema), no domingo, dia 6. Já na segunda-feira, dia 7, será a vez do Jardim Cumbica (avenida Brejinho, s/nº – próximo ao CAIC) receber shows de primeira qualidade. Na programação, Ah! Muleke, Papo Cabeça Sou Muleke. E, para finalizar, na terça-feira, dia 8, o bairro do Ponte Alta (avenida José Rangel Filho, s/nº) abre espaço para Nossa Poesia, Papo Cabeça Samprazer. Todas as apresentações terão início a partir das 19 horas.

Desfiles

Em 2010, Guarulhos voltou a ter desfiles de rua e neste ano eles serão competitivos. Serão dois dias de intensa folia, com escolas de samba e blocos carnavalescos mostrando o que sabem fazer de melhor. A festa acontece no Taboão (avenida Joaquina de Jesus), a partir das 19 horas, e contará com a presença da Corte do Carnaval 2011.

No domingo (dia 6) haverá desfile das escolas de samba Unidos do Paraventi, Império do Samba, Parque Cecap, Unidos do Jardim São João, Mocidade de Guarulhos, Imperatriz do Morro, Imperial do Jardim Paraíso e Vai-Quem-Fica. Na segunda-feira (dia 7) será a vez da apresentação dos blocos Santa Beatriz, Treme-Treme e Três Rosas. A festa contará também com a presença das escolas de samba Unidos do Peruche e Unidos de Vila Maria.

FONTE: Prefeitura de Guarulhos