Cultura promove passeio monitorado no Complexo Padre Bento

62
Imagem Divulgação

Os interessados em conhecer um dos pontos históricos de Guarulhos podem se inscrever para participar da visita monitorada que acontece no próximo dia 25 (quarta-feira) no Complexo Padre Bento. O projeto “Conhecendo Guarulhos e Sua História” é realizado pela Secretaria de Cultura por meio do Arquivo Histórico Municipal.

Pessoas de qualquer idade podem fazer parte do grupo que percorrerá as dependências do complexo. O passeio começa às 10 horas e tem cerca de uma hora e meia de duração. O encontro inclui a visitação à igreja, ao Teatro Padre Bento e à pérgola localizada no jardim do Hospital Padre Bento. A área hospitalar não faz parte do roteiro.

A visita monitorada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2442-8723 ou pessoalmente no Arquivo Histórico, localizado na rua Tapajós, 80, no Jardim Barbosa. As vagas são limitadas. O ponto de encontro para o passeio será na porta do Teatro Padre Bento.

História

O governo do Estado de São Paulo adquiriu em 1931 as estruturas do “Sanatório São Paulo”, onde foi instalado e inaugurado no mesmo ano o Sanatório Padre Bento. O objetivo principal do local era alojar e cuidar de doentes portadores de Hanseníase.

Inaugurado em 1937, o Teatro Padre Bento foi o principal àrea de lazer e entretenimento dos hansenianos internos. Como parte integrante do sanatório, foi lá que os pacientes puderam assistir a shows, conferências e espetáculos. Com espaços e salões requintados e luxuosos, o teatro foi de uso praticamente exclusivo dos internados até meados da década de 60.

Serviço

  • Data: 25 de janeiro de 2012
  • Horário: das 10:00 às 12:00
  • Local: Teatro Padre Bento (veja o endereço)