Biblioteca do CEU Ponte Alta tem programação especial de férias

67
Imagem Divulgação

Durante todo o mês de janeiro a biblioteca do CEU Ponte Alta (veja o endereço) oferece diversas atividades gratuitas para as crianças. Oficinas de artesanato, contação de histórias, desenhos para colorir e cinema estão na programação de férias do espaço cultural.

O “Janeiro Mágico”, como foi intitulado, está com inscrições abertas até o dia 6 para a Oficina Infantil de Customização de Camisetas. São 10 vagas para crianças com idade a partir de 7 anos. A atividade acontece no dia 9, a partir das 14 horas. Os participantes deverão levar materiais como sobras de tecidos, botões, fitas e outros aviamentos. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, das 8h30 às 16h45.

Também até sexta-feira (6), as crianças poderão participar do “Vem que Tem”, encontro que vai reunir as crianças para colorir desenhos que serão distribuídos pela biblioteca. A indicação é livre e a atividade começa sempre às 14 horas. As crianças não precisam levar nenhum tipo de material, pois o espaço vai oferecer lápis de cor, giz de cera, canetinhas e outros materiais para a coloração.

Até o dia 31 de janeiro o projeto “Leitura de Férias” oferece um expositor com livros infanto-juvenis indicados por crianças em sites de leitura. Cada livro exposto traz uma frase de apresentação. O projeto, além de convidar os usuários a explorarem outros universos através da leitura, tem por objetivo incentivar os leitores para indicarem livros que já leram e gostaram.

Nos dias 11 e 12 a criançada poderá participar do “Recicla Biblio”, projeto de respeito ao meio ambiente que ensina as crianças a não descartarem o que pode ser reutilizado, retardando assim o destino final dos materiais recicláveis. A atividade é indicada para crianças com idade a partir de 7 anos e acontece sempre às 14 horas.

Para participar do “Recicla Biblio” do dia 11 as crianças devem levar uma garrafa Pet. Na aula, elas aprenderão a confeccionar uma linda flor a partir da garrafa de plástico. Já no dia 12, o projeto vai ensinar as crianças reutilizar a embalagem flexível de creme dental para confeccionar um lindo peixinho. Os participantes deverão levar um tudo de creme dental.

Na sexta-feira, dia 13, a contadora de histórias e atriz Valdete Xavier reúne as crianças na biblioteca para contar as mais divertidas fábulas infantis. O encontro começa às 14h30 e a indicação é livre. No dia 17 é a vez de o arte-educador Rodrigo Souza realizar o “Workshop de Desenho”. Na atividade que começa às 14 horas, os participantes vão aprender traços do mangá (gênero da literatura japonesa, que é caracterizado por seus quadrinhos). Serão 15 vagas para crianças maiores de 7 anos.

A Oficina Infantil de Bijuterias acontece no dia 18, a partir das 14 horas. As crianças devem levar materiais como sobra de tecidos, botões, tesoura (sem ponta) e outros aviamentos para aprender a confeccionar peças a partir de material reciclável. A idade mínima exigida é 7 anos. No dia 19, o “Brincadeiras Antigas” vai relembrar brincadeiras tradicionais como amarelinha. O encontro acontece a partir das 14 horas e a indicação é 7 anos.

Na sexta-feira, dia 20, a biblioteca vai realizar um baile infantil à fantasia. A festa é para crianças maiores de 7 anos e começa às 14 horas. Para participar basta ir fantasiado ou mascarado. Nos dias 23, 24 e 25 o espaço promove a “Filmoteca da Biblioteca”. Durante os três dias, serão exibidos filmes para a criançada a partir das 14 horas. A indicação é livre.

No dia 27 mais uma atividade reúne os pequenos para ouvir histórias infantis. O “6ª Que Vem a História” tem indicação livre e começa às 14h30. Para encerrar o mês de férias, a biblioteca promove uma feira de troca de livros nos dias 30 e 31 de janeiro. Esta é uma oportunidade de crianças e jovens reciclarem a leitura trocando livros ou gibis por exemplares que ainda não leram. Serão aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto e gibis. Livros técnicos ou didáticos não serão aceitos. A feira acontece das 13h às 16h45.

Mais informações sobre as atividades da biblioteca podem ser obtidas pelo telefone (11) 2443-2749.